CRUZ ALTA – A Câmara de Vereadores de Santa Maria sediou durante a última quarta-feira (22), o II Seminário Regional Rio Grande sem Homofobia. Promovido pela Fundação para o Desenvolvimento de Recursos Humanos (FDRH) e Universidade de Cruz Alta (Unicruz), o evento integrou os trabalhos da Rede Escola de Governo.
Participaram da abertura o secretario municipal de Saúde Flávio Brum; a secretaria municipal de Assistência Social, Cidadania e Direitos Humanos, Ione Lemos Pinheiro, a assessora pedagógica da 8º Coordenadoria de Educação, Marlete Andrade; o coordenador da ONG Igualdade, Adriano Barbosa; e, o coordenador de políticas LGBT da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos do Estado do Rio Grande do Sul, Fabulo Nascimento da Rosa.
Pela manhã, a programação teve palestra sobre “O papel dos movimentos sociais na afirmação da cidadania LGBT”, com a profª da Universidade Franciscana (Unifra). Martha Souza, que é enfermeira, com trabalhos focados na etnografia sobre transsexuais. Na seqüência, houve a palestra “Diversidade, gênero e identidade sexual”, com Mariana Reidel
A palestra “Análise da Conjuntura sobre políticas LGBTs no Brasil e RS e Direitos Humanos da população LGBT”, com Fábulo Nascimento Rosa, abriu os trabalhos da tarde e. finalizando a programação, o tema abordado foi “Educando para diversidade sexual’, com Marina Riedel.
(Assessoria de Imprensa – Unicruz)