Recenseadores enfrentam dificuldades no processo de coleta de dados do Censo 2022

Postado em 05 outubro 2022 06:11 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Contar mais de 215 milhões de pessoas, visitando cada domicílio nos 5.570 municípios do país, incluindo comunidades mais distantes e inclusive aldeias indígenas já é uma tarefa do tamanho de um continente. Mas, para os recenseadores a serviço do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a missão do Censo 2022 tem reservado muito mais dificuldades que o tamanho do país e o acesso a seus rincões mais remotos.

Em visita a domicílios em Espumoso desde o início deste mês, os recenseadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) têm enfrentado dificuldades para realizar as entrevistas para o Censo 2022. Entre os principais problemas estão a insegurança e a falta de empatia dos entrevistados com os profissionais.

A rotina dos recenseadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) está longe de ser fácil. Os agentes não possuem um horário definido de trabalho, visto isso escolhem os horários mais fáceis de encontrar as pessoas em casa, visto que recebem por produtividade. Caso algum entrevistado se nega a responder às questões, os profissionais devem insistir e comparecer outras três vezes naquele local. Em caso de não encontrar ninguém em casa, eles deixam um recado através de um bilhete e aguardam o retorno do responsável pelo imóvel pelo WhatsApp. Quando um domicílio parece estar vazio, precisam confirmar a informação com vizinhos.

Além de todos esses problemas, os agentes ainda precisam lidar com a insegurança e falta de empática de algumas pessoas. Segundo a agente censitária, Bianca Batista, a desconfiança de moradores é o principal problema enfrentado, diariamente, pelos 12 recenseadores. “Alguns moradores acham que é golpe e acabam agindo com arrogância. Existem outras pessoas que não compreendem a proposta do Censo, e acham que é algo apenas político”, afirma.
Em Espumoso, os recenseadores devem visitar, aproximadamente, 5 mil domicílios na área urbana. As visitas, que vão incluir, também, a zona rural, estão previstas para ocorrer até o dia 31 de outubro. O prazo pode ser prorrogado caso haja necessidade.

A secretária geral de governo, Simonara Copini Pastório lembra da importância de a comunidade responder os Censo. “O levantamento do Censo realiza uma coleta de dados sobre a população e permite traçar um perfil socioeconômico do município, além de contar os habitantes do território, identificar suas características e revelar como vivem os brasileiros. Isso possibilita que possamos analisar áreas necessitadas e buscar recursos com o governo federal para sanar as necessidades apontadas no estudo.” Explicou Simonara.

Como identificar um recenseador
Os recenseadores estarão uniformizados com colete do IBGE, boné do Censo, crachá de identificação e o dispositivo DMC. Se o cidadão ainda estiver em dúvida é possível confirmar a identidade do agente no site Respondendo ao IBGE, informando o número da matrícula, CPF ou RG do entrevistador ou pelo número telefônico: 0800 721 8181.

Resistência
A Coordenadora operacional do Censo na cidade, Scheila Koehler, revelou que em toda a operação censitária se enfrenta resistência de parte da população, e que o mais importante é trabalhar na informação, para que as pessoas entendam para que serve aquilo.

Muitos casos as pessoas recusam responder aos questionamentos de maneira esperta, marcando outro momento e não atendendo o recenseador no horário marcado. Quando a pessoa se recusa formalmente a responder ao Censo, o recenseador vai embora e, mesmo assim, retorna em outro momento. Se, na segunda abordagem, a recusa é mantida, o profissional comunica o fato ao seu supervisor, que vai presencialmente fazer a abordagem. Se, nessa terceira tentativa, a pessoa segue se recusando, o fato é registrado ou, em alguns casos, ainda são tentadas alternativas.

A legislação do IBGE prevê multa para quem não responder ao Censo, mas, via de regra, o instituto não a aplica – o objetivo, mesmo, é trabalhar no convencimento da população, de que ela própria é a beneficiada pelo resultado do levantamento.

Objetivo:
O Censo Demográfico tem por objetivo contar os habitantes, identificar suas características e revelar como vivem os brasileiros, produzindo informações imprescindíveis para a definição de políticas públicas e a tomada de decisões de investimentos da iniciativa privada ou de qualquer nível de governo. E também constituem a única fonte de referência sobre a situação de vida da população nos municípios e em seus recortes internos, como distritos, bairros e localidades, rurais ou urbanas, cujas realidades dependem de seus resultados para serem conhecidas e terem seus dados atualizados.

Clic Espumoso

Postado em 05 outubro 2022 06:11 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
Tags:
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop