QUINZE DE NOVEMBRO – Vereador Marcos Petri apresenta para a comunidade importante documentário sobre a atividade leiteira

Postado em 16 maio 2019 07:13 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Na noite de segunda-feira (13), durante a 7ª Sessão Ordinária de 2019 da Câmara Municipal de Vereadores de Quinze de Novembro, o vereador Marcos Petri, do MDB, apresentou à comunidade quinzenovembrense seu mais recente trabalho: um importante documentário voltado à atual situação leiteira, que vem enfrentando grandes dificuldades nos últimos anos.

A ideia foi encabeçada por ele mesmo, vereador Marcos, sempre preocupado com as dificuldades que a comunidade local e regional vem enfrentando em relação à atividade leiteira, especialmente no que diz respeito à queda no preço do leite em comparação com o constante aumento no valor dos insumos e alimentação dos bovinos. “Especialmente em um município onde, das 450 propriedades rurais existentes, 333 tem como a bovinocultura de leite sua principal atividade de subsistência, a movimentação política se faz necessária em busca de melhores condições para manter estas pessoas na atividade, evitando também, desta forma, o consequente êxodo rural”, afirmou.

Com o início das filmagens em fevereiro do corrente ano, mês que, conforme os produtores afirmaram, é um dos piores para a atividade leiteira, foram visitadas cinco propriedades rurais em Quinze de Novembro, entre pequenos, médios e grandes produtores, cada um apresentando as diferentes realidades do seu dia a dia.

Após se reunir com sua equipe de confiança e acertar os primeiros detalhes, com o roteiro definido, foi visitada a Agropecuária Gabijú, que tem como mantenedores os patriarcas Egon e Lúcia Scheffler e seus filhos. A segunda propriedade rural visitada foi na localidade de Picada Café, na residência de Nelson e Nelci Seibert, seguido pela propriedade rural dos vizinhos Lurdes e Ademar Wojahn, ambos médios produtores de leite. Naquela mesma tarde, as filmagens seguiram na localidade de Linha Jacuí, com os pequenos produtores Lino e Leda Kempf, encerrando as atividades ao final do dia na propriedade rural de Eberli Goelzer e família, propriedade modelo no que diz respeito à sucessão familiar.

Durante o documentário de 30 minutos, são exibidas cenas do trabalho diário na atividade leiteira destes produtores, bem como depoimentos emocionantes sobre a constante luta e dificuldades enfrentadas desde o início até os dias atuais. O Prefeito Gustavo Stolte também deixa sua importante contribuição no vídeo, ao afirmar, por exemplo, que Quinze de Novembro é o terceiro município no Estado que tem na atividade leiteira sua maior contribuição de ICMS. Conforme o vereador Marcos, a ideia, ao apresentar o documentário, é sensibilizar as forças políticas locais, estaduais e nacionais para garantir um preço mínimo e justo aos produtores leiteiros, para que não mais fiquem no vermelho ao final do mês, como vem acontecendo em muitas propriedades.

A exibição do documentário contou com a Câmara lotada, com os protagonistas visivelmente emocionados ao se enxergarem na telinha. Diversas forças políticas do município também elogiaram a atitude e demonstraram apoio, inclusive o Presidente do Legislativo, vereador Sigmar Horbach, bem como o Prefeito Gustavo Stolte e a Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Sirlei Kogler Fassbinder. O próximo passo, conforme Marcos, é levar a filmagens já nas próximas semanas a Porto Alegre e a Brasília, bem como apresentar o trabalho nas próximas sessões da Associação das Câmaras de Vereadores do Alto Jacuí – Ascamaja e Associação dos Municípios do Alto Jacuí – Amaja. O documentário está disponível com o vereador Marcos junto à Câmara de Vereadores, bem como com as famílias protagonistas e demais membros da equipe de filmagem. Para quem tiver interesse, vale a pena conferir.

Postado em 16 maio 2019 07:13 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop