QUINZE DE NOVEMBRO – Vacinação contra febre aftosa

O Posto da Inspetoria Veterinária e Zootécnica de Quinze de Novembro informa aos produtores que no mês de novembro estará ocorrendo a 2° etapa da Campanha de Vacinação contra Febre Aftosa e devem ser vacinados os bovídeos de até 24 meses (02 anos).

A retirada das vacinas contra a febre aftosa deve ser realizada no Departamento Municipal de Agricultura, Pecuária, Indústria e Comércio/Posto da Inspetoria do Município durante os dias 03 a 24 de novembro.

Recebem a vacina gratuitamente:
Proprietários que possuam até 100 (cem) cabeças no total de bovídeos por núcleo familiar, enquadrados nos critérios do Programa Nacional de apoio à Agricultura Familiar (PRONAF), ou no artigo 3º do Decreto Estadual nº. 48.316, de 31/08/2011 (Programa Estadual de Desenvolvimento da Pecuária de Corte Familiar – PECFAM),
Proprietários de bovinos e/ou bubalinos estabelecidos em áreas urbanas ou consideradas de risco, a juízo da unidade local da SEAPA;
Instituições públicas de ensino ou extensão e da Brigada Militar e Propriedades fornecedoras de terneiros sensíveis para testes oficiais de vacinas, de acordo com LANAGRO/RS.
Os demais devem comprar a vacina e apresentar a Nota Fiscal no Posto da Inspetoria durante a campanha.

A emissão de GTA para movimentação de bovídeos deverá respeitar o cumprimento dos devidos prazos, contados a partir da última vacinação contra a febre aftosa:
•    15 (quinze) dias para animais com uma vacinação;
•    07 (sete) dias para animais com duas vacinações;
•    A qualquer momento após a terceira vacinação.

Os animais destinados ao abate imediato durante as etapas ficam dispensados da obrigatoriedade da vacinação contra a febre aftosa.

A responsabilidade pela vacinação dos animais contra a Febre Aftosa é do proprietário dos animais!

Informações: Daniela Bohrz
Médica Veterinária – CRMV/RS 09570
PVZ Quinze de Novembro – RS
(54) 3322-1052

(Deinner Jarbiel Maurer – Assessor de Imprensa da Prefeitura de Quinze de Novembro)

Compartilhe: