Quinze de Novembro tem médio risco de infestação do mosquito da dengue, mostra LIRAa

Postado em 20 maio 2022 16:04 por jeacontece
15.292.411/0001-75

Os agentes de endemias de Quinze de Novembro, juntamente das agentes de saúde, finalizaram no final do mês de março as visitas domiciliares em todos os bairros da cidade para fazer o segundo Levantamento de Índice Rápido do Aedes (LIRAa) de 2022.

Desta vez, o LIRAa registrou índice de 1,6%, representando médio risco de infestação do mosquito Aedes aegypti. O primeiro levantamento realizado no Município mostrava um índice de 0,5%.

Na região da 9ª Coordenadoria de Saúde, o risco de infestação é considerado alto. Esses índices são usados para estimar a possibilidade de ocorrer uma epidemia de Dengue, Zika, Chikungunya, Febre Amarela urbana, e ainda outras arboviroses que este vetor pode transmitir, pois quanto mais focos do mosquito for encontrado, maior é a probabilidade de a doença ocorrer de forma autóctone.

A realização do LIRAa/LIA é de fundamental para o conhecimento dos índices de infestação do mosquito, bem como servir de base para planejar ações de controle do vetor, sendo que, quando os níveis de infestação atingirem valores menores que 1%, o risco de ocorrer um surto é considerado baixo.

Quando os índices estiverem entre 1% e 3,9%, o risco é considerado médio. Resultados acima de 3,9%, considera-se como risco alto a ocorrência de casos de doenças.

As visitas realizadas têm preocupado os agentes que alertam a grande quantidade de larvas presentes no Munícipio, que evidencia a importância da manutenção dos cuidados de eliminação de criadouros do mosquito.

Postado em 20 maio 2022 16:04 por jeacontece
15.292.411/0001-75

NOTÍCIAS RELACIONADAS


TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop