Quinze de Novembro tem médio risco de infestação do mosquito da dengue, mostra LIRA

Postado em 14 julho 2021 10:04 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Os agentes de endemias de Quinze de Novembro finalizaram no final do mês de junho as visitas domiciliares em todos os bairros da cidade para fazer o segundo Levantamento de Índice Rápido do Aedes (LIRAa) de 2021. Desta vez, o LIRAa registrou índice de 1,0, representando médio risco de infestação do mosquito Aedes aegypti. O primeiro levantamento realizado em janeiro apresentou índice de 2,1 (médio risco de infestação).

Na região da 9ª Coordenadoria de Saúde, o risco de infestação é considerado médio, com índice de 2,1. Esses índices são usados para estimar a possibilidade de ocorrer uma epidemia de Dengue, Zika, Chikungunya, Febre Amarela urbana, e ainda outras arboviroses que este vetor pode transmitir, pois quanto mais focos do mosquito for encontrado, maior é a probabilidade da doença ocorrer de forma autóctone.

A realização do LIRAa/LIA é de fundamental para o conhecimento dos índices de infestação do mosquito, bem como servir de base para planejar ações de controle do vetor, sendo que, quando os níveis de infestação atingirem valores menores que 1%, o risco de ocorrer um surto é considerado baixo. Quando os índices estiverem entre 1% e 3,9%, o risco é considerado médio. Resultados acima de 3,9%, considera-se como risco alto a ocorrência de casos de doenças.

A presença de larvas, mesmo com a queda de temperaturas típicos do outono, evidencia a importância da manutenção dos cuidados de eliminação de criadouros do mosquito.

Postado em 14 julho 2021 10:04 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop