Preocupados com o aumento da criminalidade em Quinze de Novembro durante os últimos meses, a Administração Municipal, juntamente com a Câmara Municipal de Vereadores e a Associação Comercial e Industrial, realizaram uma reunião onde foram tratados assuntos relacionados à Segurança Pública Municipal. O evento que aconteceu na noite desta terça-feira (23/06), no Plenário da Câmara Municipal de Vereadores, teve a participação representando a Polícia Civil, da delegada Diná Aroldi; comissário de polícia, Jorge René Kronhardt; e inspetora, Gabriela; e representado a Brigada Militar, o Comandante do 16º BPM, Major Souza; Sargento Graminho; e Sargento Lopes.
A abertura dos trabalhos da noite foi realizada pela Prefeita, Nilva Lopes Maldaner, enfatizando a sua preocupação com os fatos ocorridos no município em relação à segurança pública e que sempre se buscou junto ao Governo Estadual o aumento no número de efetivos no quadro funcional da Brigada Militar local. Após a fala da Prefeita os vereadores Laudeno Eickestedt, Gustavo Stolte e Angélica Horst, deixaram suas sugestões para melhorar a qualidade dos serviços ofertados na segurança pública. Na sequência foi a vez do presidente da Associação Comercial e Industrial de Quinze de Novembro – ACIQ, Patrick Stoffel, representando as empresas do município, enfatizar a sua preocupação com o tema, que está preocupando toda a comunidade.
Na reunião foi esclarecido por parte do COMAJA, através de seu Secretário Executivo, João Schemmer, a questão da instalação das câmeras de videomonitoramento em Quinze de Novembro. Ficou então, esclarecido para a comunidade que serão instaladas oito (08) câmeras no município, sendo quatro (04) até o final do mês de setembro.
O comando da Brigada Militar informou que já está acontecendo uma presença mais constante do BOE (Batalhão de Operações Especiais) em todos os municípios de abrangência do 16º BPM, com a realização de abordagens e blitz diárias e a intensificação do policiamento ostensivo e preventivo.
Conforme a Policia Civil os assaltantes que cometeram o assalto à mão armada, rendendo uma família na noite de 13 de junho, já estão presos.
Embora a segurança pública seja de responsabilidade do Estado e da União, essas reuniões são de extrema importância para o esclarecimento de dúvidas, inserção de informações e sugestões dos participantes e para o debate do assunto entre representantes de entidades governamentais e população.
(DEINNER JARBIEL MAURER – Assessor de Imprensa da Prefeitura de Quinze de Novembro)