Quinze de Novembro sediou o 4° Seminário Regional Cooperativo do Programa A União Faz a Vida

Na última sexta-feira (26), Quinze de Novembro sediou o 4º Seminário Regional Cooperativo do Programa A União Faz a Vida, no Pavilhão Evangélico. O evento foi organizado pelo Sicredi e contou com a parceria das Prefeituras de Quinze de Novembro, Tapera, Lagoa dos Três Cantos, Colorado, Selbach, Espumoso, Alto Alegre, Fontoura Xavier, Ibirapuitã e Mormaço e com o apoio das cooperativas Cotrijal, Cotrisoja, Cotriel, Cerfox e Coagrisol.

Entre as autoridades que prestigiaram o Seminário estavam o presidente da Sicredi Ibirubá, Celso Endres; o presidente da Sicredi Rota das Terras, Sérgio Luiz Tonello; o vice-presidente da Sicredi Espumoso, Jair Antonio Piovesan; o vice-presidente da Sicredi Botucaraí, Leocir Scherner; e o prefeito de Quinze de Novembro, Clair Tomé Kuhn. As secretárias de Educação e as coordenadoras locais dos municípios também estiveram presentes.

Os educadores foram homenageados pela passagem do Dia do Professor através de um vídeo do Sicredi em comemoração a data e agraciados com apresentações artísticas das crianças integrantes do Programa A União Faz a Vida de Quinze de Novembro: coral formado por alunos das escolas municipais e escola estadual, grupo de capoeira Brasil de Muitas Culturas – valorizando a cultura Afro-descendente e grupo de danças da Escola Menino Deus.

A palestra “Educar para Cooperar: A cultura pela paz na educação” foi conduzida pelo administrador e consultor de empresas João Carlos de Oliveira. Pós-graduado em educação não-formal e liderança de equipes, Oliveira veio de Curitiba (PR) e trouxe animação e conhecimento para os mais de 1,1 mil professores presentes no Seminário. Falou sobre educação, cultura, cooperativismo, comportamento e aprendizado. Para finalizar à tarde, o cantor Kiko Lemos, de Santa Maria, trouxe alegria e descontração através da música e integração com a platéia.

Além do Seminário Regional, no mês de outubro, foram realizados diversos encontros e ações do Programa A União Faz a Vida. Entre as atividades, no dia 24, o professor Eduardo Tavares, da Unicruz, proferiu palestra sobre empreendedorismo para os alunos do Ensino Médio de Quinze de Novembro. Já em Tapera, no dia 27, foi realizado o 2º BRINCANTO, na EMEI Mundo da Criança, que trouxe para a comunidade oficinas de manicure e maquiagem, cantinho da saúde, área de alimentação, cinema, contação de histórias e brinquedos.

(Assessoria de Imprensa – Sicredi Rota das Terras)

Compartilhe: