QUINZE DE NOVEMBRO – O combate à Dengue não pode parar: 80% dos focos estão nas residências

Postado em 27 abril 2020 16:02 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Apesar da atenção das pessoas estar voltada à evolução da pandemia de Covid-19, o que é importante e merece todos os cuidados para a prevenção, não podemos nos descuidar da Dengue. Neste ano, Quinze de Novembro teve a confirmação de um caso de dengue, e diversos municípios da região contabilizam casos. Dados epidemiológicos destacam que 80% dos focos do mosquito Aedes aegypti estão nas residências. Por isso, este período de isolamento social é ideal para realizar a limpeza de todos os locais que possam conter água parada.

Saiba mais sobre o Aedes aegypti:
O mosquito, além de transmitir a dengue, transmite a febre chikungunyae a zika. O mosquito é pequeno, mede cerca de 1 cm. É preto ou marrom, com manchas brancas nas patas e no corpo. Pica preferencialmente durante o dia, prefere ficar na sombra e não costuma emitir zumbido audível. Cada mosquito vive, em média, 30 dias, e pode gerar 1.500 novos mosquitos. Os ovos do Aedes aegypti medem aproximadamente 1mm. Quando são depositados pela fêmea nas superfícies são brancos, mas logo adquirem a cor negra brilhante. Os ovos são depositados em superfícies próximas de onde haja água acumulada, para que as larvas se desenvolvam, processo que dura cerca de 5 dias.

Sintomas e tratamento da Dengue:
Os principais sintomas da dengue são: febre acima de 38,5º, dores musculares intensas, dor atrás dos olhos, mal-estar, falta de apetite, dor de cabeça intensa e manchas vermelhas no corpo. Podendo manifestar todos ou alguns dos sintomas de forma mais leve ou intensa. A forma mais grave da doença, a dengue hemorrágica, pode levar à morte.

O tratamento da dengue é realizado de forma a aliviar os sintomas, durante o ciclo da doença que é de aproximadamente 10 dias. As recomendações são: fazer repouso, beber bastante água, e tomar somente os remédios indicados pelo médico.

Como prevenir:
A maneira mais eficaz de combater a dengue é evitar a disseminação do mosquito transmissor, eliminando todos os focos de água parada nas residências. Por isso, é necessária a colaboração de todas as pessoas da comunidade.

Postado em 27 abril 2020 16:02 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop