QUINZE DE NOVEMBRO – Letícia e seus colegas da EMEF Progresso são os grandes vencedores da final do Prêmio RBS de Educação na Categoria Jovens Protagonistas

Foram 1.223 projetos inscritos nos Estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, e especialistas em educação definiram os 16 melhores. A votação, que seguiu até momentos antes da premiação, foi então aberta aos internautas. O concurso se dividiu em três categorias: Escola Pública, Escola Privada e Jovens Protagonistas — a novidade desta segunda edição do prêmio. Escolhida pelo público, a gaúcha Letícia Cecília Vargas, de Quinze de Novembro, viu sua ideia de levar arte e literatura para diversos centros comunitários do Município render frutos.

Letícia agradeceu sua família, os colegas e as demais finalistas, com quem garantiu ter formado amizade. O anúncio ocorreu na sexta-feira (21) durante cerimônia no Theatro São Pedro, em Porto Alegre, quando foram revelados os escolhidos pelos votos do público e de um júri especializado. Além dela, foram laureadas as iniciativas de Michelle Brugnera Cruz Cechin, na categoria Escola Pública do Rio Grande do Sul, e Carmen Regina Garcia de Lima Vellinho, na categoria Escola Privada do Estado.

Entre os representantes de Santa Catarina, os vencedores foram Evaine Célia Desidério, que desenvolve seu projeto em escola pública; Suellen Freitas Amorim, pela esfera privada; e Bruna da Silva Donadel, a jovem protagonista catarinense. Os vencedores dividirão R$ 156 mil em prêmios.

Para o presidente do Grupo RBS, Eduardo Sirotsky Melzer, o prêmio representa o compromisso da empresa com a educação e valoriza o professor. Ele exaltou a grande participação de alunos e escolas dos dois Estados.

— Não há nada mais importante que a educação. Poder apoiar essa causa é algo que nos inspira e nos motiva todos os dias — afirmou ele.

— O prêmio é uma grande vitrine, uma grande celebração, mas só tem valor se as ideias forem realmente praticadas. A execução é fundamental.

Agora, a Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho e o Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec) vão acompanhar o desenvolvimento de cada um dos projetos vencedores, dando apoio pedagógico e prestando consultoria de gestão em visitas periódicas.

Os projetos têm abordagens e públicos diversos, envolvendo crianças a adolescentes, de escolas públicas do Interior até instituições privadas, dos ensinos Fundamental e Médio e da Educação de Jovens e Adultos. O júri popular foi responsável por eleger dois Jovens Protagonistas, um do RS e um de SC, além de um educador na categoria Escola Pública ou Escola Privada em cada Estado. A comissão julgadora escolheu um educador de escola pública e um educador de escola privada, tanto no RS quanto em SC.

Segundo Letícia e seus colegas do 9º da E.M.E.F. Progresso a proposta do projeto “Caravana da Leitura” é a criação de uma biblioteca itinerante sobre rodas que levará livros até os centros comunitários municipais através de uma Kombi e tem por objetivo promover situações prazerosas e lúdicas que despertem na população rural do Município o gosto pela leitura, bem como criar condições de acessibilidade aos livros por parte dessa população. O projeto visa atingir diretamente uma população de em torno de 600 pessoas e contará com o auxílio de alunos voluntários que tenham interesse em declamar poesias, tocar instrumentos musicais, cantar, contar e dramatizar histórias, confeccionar e organizar os materiais necessários para as apresentações que introduzirão a biblioteca itinerante.

No sábado (22) a comunidade quinzenovembrense recebeu Letícia e seus colegas com uma grande festa, com direito a desfile em caminhão de bombeiros, foguetório, passeata e muito mais.

A Administração Municipal parabeniza Letícia e seus colegas, diretora, professores e funcionários da E.M.E.F. Progresso por essa grande conquista e ressalta que acredita no papel transformador da educação e incentiva o surgimento de bons projetos dentro das escolas de nosso Município.

(Deinner Jarbiel Maurer – Assessor de Imprensa da Prefeitura de Quinze de Novembro)

Compartilhe: