QUINZE DE NOVEMBRO – Feriado Municipal alusivo ao Dia da Reforma teve o Festival Música é Cultura

Sexta-feira (31/11) foi feriado no município em alusão ao Dia da Reforma, conforme Lei Municipal nº 1.660/2010. A LM alusiva ao feriado tem o objetivo de prestar uma homenagem à comunidade, no intuito fundamental de levantar o ânimo e autoestima, por tratar-se do município brasileiro com o maior percentual de evangélicos de confissão luterana dentre seus habitantes, ultrapassando a faixa dos 80 % (oitenta por cento).

Anualmente, no dia 31 de outubro, os luteranos do mundo todo lembram a reforma protestante, que aconteceu em 1517, em Wittenberg, Alemanha.

Martin Luther tornou públicas as 95 teses contra o comércio de indulgências, afixando-as a porta da igreja do castelo da referida cidade. A intenção era promover o debate, sobre os atos da Igreja, questionando principalmente a validade teológica da venda de indulgências.

Vários municípios brasileiros consideram o dia 31 de outubro como feriado municipal, inclusive Quinze de Novembro, o que proporciona a participação em massa da população nas atividades que são programadas para comemorar o Dia da Reforma, sobretudo numa comunidade onde a IECLB está fortemente enraizada, o que inclusive, é notícia a nível estadual e nacional. Presta-se também a homenagem a IELB – Igreja Evangélica Luterana no Brasil – inserida na comunidade local.

A intenção desse feriado é, além de transformar este como um dia de festa e alegria para Quinze de Novembro, RS, também transformá-lo como um dia de compromisso social e de união, independente da confissão religiosa de cada um dos habitantes.

(Deinner Jarbiel Maurer – Assessor de Imprensa da Prefeitura de Quinze de Novembro)

Compartilhe: