QUINZE DE NOVEMBRO – Feriado Municipal alusivo ao Dia da Reforma terá programações do Festival Música é Cultura

Hoje (31/10), é feriado municipal em Quinze de Novembro em alusão ao Dia da Reforma, conforme Lei Municipal nº 1.660/2010. A Lei Municipal alusiva ao feriado tem o objetivo de prestar uma homenagem a comunidade de Quinze de Novembro, RS, no intuito fundamental de levantar o ânimo e autoestima, por tratar-se do município brasileiro com o maior percentual de evangélicos de confissão luterana dentre seus habitantes, ultrapassando a faixa dos 80 % (oitenta por cento).

Anualmente, no dia 31 de outubro, os luteranos do mundo todo lembram a reforma protestante, que aconteceu em 1517, na cidade de Wittenberg, na Alemanha.
Martin Luther tornou públicas as 95 teses contra o comércio de indulgências, afixando-as a porta da igreja do castelo da referida cidade. A intenção era promover o debate, sobre os atos da Igreja, questionando principalmente a validade teológica da venda de indulgências.

Vários municípios brasileiros consideram o dia 31 de outubro como feriado municipal, inclusive Quinze de Novembro, o que proporciona a participação em massa da população nas atividades que são programadas para comemorar o Dia da Reforma, sobretudo numa comunidade onde a IECLB está fortemente enraizada, o que inclusive, é notícia a nível estadual e nacional. Presta-se também a homenagem a IELB – Igreja Evangélica Luterana no Brasil – inserida na comunidade local.

A intenção desse feriado é, além de transformar este como um dia de festa e alegria para Quinze de Novembro, RS, também transformá-lo como um dia de compromisso social e de união, independente da confissão religiosa de cada um dos habitantes.

E para comemorar o feriado a Administração Municipal estará realizando durante todo o dia de amanhã o Festival Música é Cultura, no Salão da Comunidade Evangélica de nosso Município.

Programação:

– 10h – Culto ecumênico da reforma (IECLB-IELB), com a participação de todos os corais do município
– 12h – Almoço comunitário (gratuito)
– 14h – Festival Música é Cultura
– 17h – Encontro de músicos com tributo ao professor Ervin Müller Klein
Apresentações de artistas e grupos musicais: Banda Estrela do Mar, Fernando e Motta, Grupo Talentu’s, Grupo Só Alegria e The Schneider’s.
– 20h – Jantar-dançante – SINDISERV (Clube 25 de Julho).

Itinerário do ônibus:

– Saída: 12h30min – Portão, Santa Clara Alta e Baixa, Picada Café, Centro de Quinze de Novembro- Motorista Gilson Garmatz;
– Saída: 13 horas – Sede Aurora, Volta Grande, Butiá, Volta Gaúcha, Esquina Hetzel (salão), Centro de Quinze de Novembro – Motorista Vilson Lamb Budke;
– Saída: 13 horas – Riograndense, Egônio Wahys, Sete de Setembro, Esquina Bohn, Linha Jacuí, Centro de Quinze de Novembro – Motorista Alexandre Lamb Bubke.

(Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Quinze de Novembro)

Compartilhe: