QUINZE DE NOVEMBRO – Expedição Jacuí: alunos visitam aldeia indígena guarani

Alunos das Escolas Municipais Progresso e Santa Clara, acompanhados por professores e pela Coordenadora do Departamento Municipal de Educação e Desporto, realizaram no último dia 28 uma expedição investigativa em uma aldeia indígena guarani, no Município de Salto do Jacuí.

A expedição, promovida através do Programa “A União Faz a Vida” em parceria com a Administração Municipal, objetivou levar os alunos a observarem e conviverem cooperativamente com a cultura indígena.

Os alunos e professores foram muito bem acolhidos na aldeia pelo Cacique José. Primeiramente, o Cacique conduziu todos a uma trilha ecológica no meio da reserva e, como prêmio pelo cansaço da caminhada, todos assistiram a um espetáculo promovido pela natureza, ou seja, as cachoeiras do Jacuí, situadas nos fundos da aldeia.

Após o término da trilha, foi realizado um lanche coletivo no qual foi feito uma troca de alimentos entre as duas culturas diferenciadas.

Na sequência, os alunos das duas escolas do Município de Quinze de Novembro apresentaram danças e cantos, bem como, assistiram a apresentações promovidas pela escola indígena.

Foi possível ver nos olhos dos alunos que participaram da integração entre as duas culturas um brilho diferente, um brilho de satisfação e admiração em relação a experiência que mostrou como pessoas tão simples podem ser tão sábias.

(Deinner Jarbiel Maurer – Assessor de Imprensa da Prefeitura de Quinze de Novembro)

Compartilhe: