QUINZE DE NOVEMBRO – Dia Nacional Consciência Negra

Durante o 1º Seminário Regional de Educação Fiscal e Mostra dos Projetos do Programa “A União Faz a Vida” realizado no dia 19 de novembro, no Clube 25 de Julho, ocorreu uma apresentação do Grupo de Percussão e Capoeira da E.M.E.F. Nossa Senhora de Lourdes, da localidade de Volta Gaúcha, em homenagem ao Dia Nacional da Consciência Negra. A escola já realiza esse trabalho há diversos anos.

O Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, foi instituído oficialmente pela lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011. A data faz referência à morte de Zumbi, o então líder do Quilombo dos Palmares – situado entre os estados de Alagoas e Pernambuco, na região Nordeste do Brasil. Zumbi foi morto em 1695, na referida data, por bandeirantes liderados por Domingos Jorge Velho.

A Administração Municipal de Quinze de Novembro, através do Departamento Municipal de Educação e Desporto, tem a data do Dia Nacional Consciência Negra em evidência no calendário letivo, para valorizar a cultura afrodescendente e indígena, sendo que todas as escolas da rede de ensino trabalham este tema transversamente durante o ano letivo.

(Deinner Jarbiel Maurer – Assessor de Imprensa da Prefeitura de Quinze de Novembro)

Compartilhe: