Quarta-feira será de calorão e índices de radiação altos no RS

A massa de ar seco e quente que cobre o Rio Grande do Sul traz mais um dia ensolarado nesta quarta-feira. Ainda assim, ocorre alguma formação de nuvens em parte do Estado. A forte insolação traz altos índices de radiação ultravioleta, devendo ser evitada a exposição excessiva ao sol, em especial entre as metades da manhã e da tarde.

A temperatura segue em elevação e o RS terá outro dia muito quente, especialmente no Oeste e no Noroeste, onde as máximas vão ficar próximas de 40°C. Com o forte calor e o ar muito seco, é alto o risco de fogo em vegetação na Campanha e no Oeste.

As mínimas variam entre 13°C e 15°C em localidades como São José dos Ausentes e Vacaria, mas em grande parte das regiões o dia já começa acima dos 20°C. As máximas chegam ou até superam os 39°C na área de Santa Rosa. Em Porto Alegre, os termômetros variam entre 20°C e 36°C.

O calor segue aumentando até o fim de semana, com a sexta-feira sendo tórrida. A Região Metropolitana deverá registrar 39°C neste dia, antes da instabilidade voltar a aumentar. No final de semana estão previstas pancadas de chuva.

A Argentina já experimenta extremos de calor muito fortes. Nesta terça, fez mais de 40ºC em algumas províncias e o tempo seco ocasionou incêndios florestais, como em Bariloche. Grande incêndio no campo ocorre ainda no Uruguai.

(Correio do Povo)

Compartilhe: