Qualificação para alunos líderes de turma

COLORADO – Na semana passada, os alunos líderes e vice-líderes de turma, das escolas de Colorado, participaram de encontro de qualificação promovido pelo Programa A União Faz a Vida. O evento aconteceu no Parque Municipal de Eventos e contou com a presença dos gerentes do Sicredi, Jerri Adriani Tramontini; e da Cotrijal, Augustinho Orsolin; e da coordenadora local do Programa, Roberta Pereira Teston de Moraes.

Os trabalhos foram conduzidos pela professora Sônia Terezinha Nicolodi, da Ulbra Carazinho, que destacou o papel do líder na turma e escola, onde ele deve servir de exemplo para as outras pessoas. Abordou a preparação necessária para enfrentar os desafios e administrar conflitos e vaidades. “O líder é aquele que tem o papel de mobilizar e incentivar e saber o momento certo de apoiar, ouvir, instruir, orientar e tomar decisão”, disse Sônia.

Em seguida, Tramontini socializou com os alunos sua trajetória no Sicredi, onde comentou que foi um longo caminho percorrido até chegar à gerência da instituição e que foi preciso dedicação, esforço, empenho, formação, experiência e conhecimento. Ressaltou que os líderes devem ter uma postura coerente dentro e fora da instituição. “Devemos dar o exemplo, pois um comportamento inadequado pode prejudicar a nossa imagem e, consequentemente, a da instituição que representamos”, concluiu.

Para o aluno da 6ª série da escola Armindo Edwino Schwengber, Carlos Eduardo da Silva, o líder não pode ter vergonha de falar em público e deve fazer o seu melhor para não prejudicar a turma. “Gostei muito do encontro, especialmente porque todos participaram das atividades e se propuseram a repassar o que aprenderam para os demais colegas”, ressaltou.

Compartilhe: