Publicado decreto que prorroga IPI de veículos até dezembro

O Diário Oficial da União da última quinta-feira (31) oficializa a prorrogação do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para veículos, com a publicação de decreto que estende o benefício até 31 de dezembro deste ano. O Decreto n° 7.834 é assinado pela presidente Dilma Rousseff e altera a tabela de incidência do tributo sobre carros.

Esta é a segunda prorrogação do IPI reduzido neste ano. O benefício já havia sido renovado no final de agosto e deveria expirar no dia 31 de outubro. Mas, no último dia 24, a presidente Dilma Rousseff anunciou a extensão até o fim de 2012, durante visita ao 27° Salão do Automóvel, em São Paulo.

Na ocasião, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse que o governo resolveu prorrogar a desoneração para que a indústria continue vendendo bem e fazendo mais investimentos. De acordo com ele, a última vez em que o governo decidiu estender o benefício ao setor houve uma “boa reação” da comercialização de veículos nos meses de setembro e outubro. A intenção é que o ritmo de vendas prossiga até o final do ano. Porém, ele também sinalizou que esta deve ser a última prorrogação da alíquota reduzida.

Correio do Povo

Compartilhe: