Proteção de fontes é a garantia de água limpa

TIO HUGO – O Brasil é o País com o maior potencial de água doce do mundo, mas a destruição ambiental causada pelo homem pode reverter esse cenário, tornando a água potável e de boa qualidade cada vez mais escassa.

Pensando em garantir uma água de boa qualidade aos agricultores de Tio Hugo, a Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente, em parceria com a Secretaria Municipal de Obras e os produtores, está realizando a atividade de proteção de fonte, que tem por objetivo aumentar o reservatório de água da propriedade, como também melhorar sua qualidade para consumo.

O produtor interessado em realizar o trabalho de proteção de fonte, possui todo o auxílio necessário, como maquinário, orientação técnica, entre outras necessidades, sem nenhum custo. Segundo o engenheiro agrônomo da Secretaria da Agricultura Osvaldo Santos Lima a proteção dessas fontes possui extrema importância, pois além de aumentar o reservatório de água potável na propriedade, também proporciona uma água mais limpa e saudável.

“No ano passado realizamos algo em torno de 10 proteções de fontes. E neste ano estamos seguindo o mesmo ritmo. Esse trabalho é vital para os produtores, que tem o acesso à água de qualidade, e capaz de abastecer toda a propriedade” finalizou Osvaldo.

A proteção dessas vertentes restringe o contato de animais como gado, cães, gatos e ratos a essa água, consequentemente diminuindo a iminência de doenças como leptospirose entre outras que podem ser contraídas por meio do consumo de água infectada. O produtor pode realizar limpezas periódicas, na fonte, evitando que qualquer resíduo possa comprometer a qualidade da água.

(Assessoria de Imprensa – Prefeitura de Tio Hugo)

Compartilhe: