Projeto Pescar Indutar

IBIRUBÁ – O que é o Projeto Pescar?

O Projeto Pescar é uma rede que funciona por meio do sistema de franquia social. As empresas franqueadas pela Fundação Projeto Pescar abrem espaço para a formação pessoal e profissional de adolescentes de baixa renda em suas próprias dependências, encaminhando-os, depois, ao mercado de trabalho. Além de promover a aprendizagem básica para o exercício de uma profissão nas mais diversas áreas da indústria, do comércio e da prestação de serviços, o Projeto estimula seus jovens a adotar novos hábitos e atitudes de convivência e cidadania.

Por que Pescar?

O nome da Fundação, e do projeto do qual se originou, foi inspirado no conhecido provérbio chinês: “Se quiseres matar a fome de alguém, dá-lhe um peixe. Mas se quiseres que ele nunca mais passe fome, ensina-o a pescar.”

A Fundação Projeto Pescar acredita que as empresas têm uma importante contribuição a dar na busca de soluções para os grandes problemas nacionais, tais como o desemprego, a pobreza e o insucesso escolar, com todas as suas consequências negativas sobre a vida da população.

O Projeto Pescar na Indutar Tecno Metal Ltda

O compromisso com a realidade social mobilizou os diretores da Indutar Tecno Metal a realizar ações sociais, envolvendo-se de forma participativa, consistente e comprometida com resultados, através de um pleno exercício da cidadania empresarial.

A empresa decidiu, então, estender à comunidade de baixa renda uma forma de auxiliar no desenvolvimento da empregabilidade de jovens em situação de vulnerabilidade social, firmando em fevereiro de 2008, parceria com a Fundação Projeto Pescar e criando dentro da própria empresa a Unidade Pescar Indutar Tecno Metal.

O Projeto Pescar desenvolve uma proposta educacional, de caráter não-formal e livre, que objetiva o desenvolvimento de hábitos, atitudes de convivência e cidadania, assim como, de aprendizagens básicas para o exercício de uma profissão.

Compartilhe: