Projeto leva internet para o meio rural em Espumoso

Postado em 13 dezembro 2017 06:49 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Foi realizado na manhã desta segunda-feira (11/12), na propriedade da família do agricultor Arnildo Garrafa, o ato simbólico de inauguração da antena que dá acesso a internet para 11 famílias de agricultores da comunidade de Arroio da Prata, interior do município de Espumoso. A ação foi realizada por meio do trabalho desenvolvido pela Emater/RS-Ascar junto às famílias da comunidade e integrantes da Chamada Pública da Sustentabilidade – Lote 49, do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA).

Segundo o técnico em agropecuária da Emater/RS-Ascar, Lauro Colle, ao realizar os diagnósticos com as 200 famílias inseridas na Chamada, foram levantadas algumas das prioridades nas diferentes comunidades rurais do município, sendo o aceso à internet umas das demandas apresentadas pelos agricultores de Arroio da Prata. “Após receber essa demanda, nós, da Emater, organizamos o grupo e buscamos nas empresas que ofereciam esse serviço a viabilidade do mesmo ser instalado no meio rural”, explica Colle.

Para viabilizar o acesso à internet foi instalada uma antena de 36 metros de altura na propriedade da família do agricultor Arnildo Garrafa que cedeu o espaço. “A evolução acontece e não tem como ficar para trás e a nossa propriedade oferecia um ponto estratégico para a instalação da antena. Então, não tinha como não ceder este espaço que vai beneficiar várias pessoas”, conta o filho de Arnildo, Édson Garrafa.

O presidente da Emater/RS, Clair Kuhn, participou da atividade e destacou o trabalho que a Instituição desenvolve buscando contribuir não apenas com a produção agrícola, mas também no desenvolvimento das famílias. “Temos que desenvolver essa capacidade de enxergar à frente. E a Emater faz isso, além do trabalho de Assistência Técnica e Extensão Rural e Social que realiza também promove a ligação dos agricultores com as empresas e instituições que possam contribuir para levar tecnologia ao meio rural”, frisou Kuhn.

O sócio proprietário da CB Net, Maiquel Ribeiro, empresa responsável por viabilizar o acesso a internet, relatou que hoje cerca de 200 famílias do meio rural do município de Espumoso possuem acesso á internet, em 10 comunidades rurais. “Percebemos que o interior tem um potencial muito grande. As pessoas tem dificuldade de acesso a telefone e internet. Então começamos a expandir para o meio rural e, com a ajuda da Emater que organizou os agricultores e de pessoas como o seu Arnildo que cedeu o espaço, estamos tornando esse projeto possível”, frisou. Para receber o acesso a internet foi necessário a instalação da antena principal e, em seguida, cada família adquiriu os equipamentos necessários para a instalação nas respectivas residências.

Carina Venzo Cavalheiro – Assessoria de Imprensa Emater/RS-Ascar – Regional de Soledade

Postado em 13 dezembro 2017 06:49 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop