Programa Propriedade Segura: Brigada Militar em parceria com a Emater por mais segurança no campo

Postado em 11 fevereiro 2020 14:35 por jeacontece
15.292.411/0001-75

O Programa Propriedade Segura, é uma iniciativa da Emater/RS, com o apoio da administração do município de Ibirubá, juntamente com a Brigada Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Sindicatos, Coprel e Conselho Municipal Agropecuário. Consiste em ter as rotas mapeadas da cidade até as propriedades, e por meio de um código de endereço (ex: IBI-098), cadastrado em sistema de georreferenciamento, para diminuir o tempo resposta da chamada, sendo ela por segurança, saúde, sinistros ou outros serviços.

Primeiramente houve a fase de adesão, que ocorreu até o dia 14 de novembro de 2019 e a partir da adesão, os equipamentos de GPS previamente adquiridos foram configurados e foi realizada a codificação, logo, entrando em operação efetivamente. No dia 03 de dezembro de 2019, o comandante do 16º BPM, major Cedenir Souza da Silva, sediou uma reunião com os representantes da EMATER e os prefeitos dos 14 municípios da área de atuação do batalhão, com a ideia de viabilizar a implantação do programa nos demais municípios, a exemplo de Ibirubá.

Para o comandante do 16º BPM, esta ferramenta é de extrema importância e vai possibilitar à polícia mais agilidade no atendimento das ocorrências. “Além da resposta pronta, isso gera uma economia de gastos, principalmente de combustível das viaturas, porque a viatura vai exatamente no local onde ela realmente necessita estar”, avaliou o major Souza.

Segundo Daniela Zdanski, Assistente Administrativo da Emater de Ibirubá, 80% das propriedades rurais de Ibirubá e Colorado já aderiram ao programa e o projeto para expansão já foi enviado para a regional de Ijuí e a central em Porto Alegre e encontra-se aguardando a participação dos outros órgãos dos demais municípios para viabilização e implantação.

A iniciativa busca levar mais segurança às famílias do meio rural, melhorando a efetividade do serviço de segurança pública oferecido aos agricultores pela Brigada Militar, sendo que o único custo para o produtor rural foi a confecção da placa que fica na propriedade rural. A Brigada Militar continua em tratativas com os demais municípios da área e trabalhando em parceria público/privada para melhorar a segurança de toda a comunidade, urbana e rural.

Foto e Texto: Sd Janaina – Comunicação Social do 16ºBPM

Postado em 11 fevereiro 2020 14:35 por jeacontece
15.292.411/0001-75

NOTÍCIAS RELACIONADAS


Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop