Programa ALFA forma produtores rurais

TIO HUGO – Na última sexta feira (12), ocorreu no salão da comunidade do Divino Jacuí, interior de Tio Hugo, a formatura do Programa ALFA (Alfabetizando para Profissionalizar) 2012. Na cerimônia estiveram presentes diversas autoridades, entre elas, o prefeito Verno Aldair Müller, o secretário executivo do Sindicato Rural de Soledade, Zaluar Pedro; a coordenadora pedagógica regional, Lucimar Beckel da Motta; o supervisor regional do SENAR-RS, Gelson Dal’ Bello; a secretária municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Lígia Althaus; e o secretário municipal da Agricultura e Meio Ambiente Délcio Wiedthauper.

Durante as homenagens a emoção tomou conta de todos os alunos. A professora Maria Luisa de Góes Teixeira, coordenadora do ALFA, deixou evidenciada a importância do programa, que é capaz de mudar vidas. “Esse programa é muito importante para a vida dessas pessoas. Isso aumenta a confiança e a interação deles perante a sociedade, além de promover a profissionalização, que para eles era vista como impossível. Hoje podemos perceber nos olhos deles a alegria por terem aprendido a ler e escrever.“ Finalizou Maria Luisa.

O foco principal do ALFA é alfabetizar adultos do meio rural. A carga horária de 210 horas de aula busca a atividade de promoção social, além de ações profissionalizantes que exigem do trabalhador a leitura, a escrita, a compreensão do texto e do contexto, e a realização de operações matemáticas básicas. Ao longo do curso os alunos também tiveram aulas especiais sobre saneamento básico rural, e educação ambiental.

O Programa ALFA é desenvolvido pelo Senar-RS, em convênio com o Sindicato Rural de Soledade e Prefeitura Municipal de Tio Hugo.

(Assessoria de Imprensa – Prefeitura de Tio Hugo)

Compartilhe: