Programa A União Faz a Vida desenvolve atividades com professores e alunos

Nessa semana, o Programa A União Faz a Vida, que é gerido pelo Sicredi em parceria com as Prefeituras Municipais e com apoio da Cotrisoja e Cotrijal, desenvolveu atividades com professores e alunos nos municípios de Lagoa dos Três Cantos, Tapera e Selbach, coordenadas pela Ulbra Carazinho.

O primeiro evento foi em Lagoa, onde os educadores trabalharam a tecnologia Open Space, a qual propõe a criação de espaços abertos onde os participantes discutem os assuntos de seu interesse. Os temas abordados pelo grupo foram: a necessidade de mobilizar e envolver os pais e a comunidade nas atividades da escola e a estruturação, o registro e a condução de um projeto de trabalho.

O trabalho realizado com os professores de Selbach foi voltado para a construção de projetos, onde se abordou a clareza dos objetivos e metas, cujo enfoque é o conhecimento e as habilidades a serem explorados com os alunos. Para a elaboração de projetos é necessário partir das necessidades apresentadas pelos alunos, para despertar o interesse e envolvimento de todos no processo de construção de valores e conhecimento.

Os alunos de 6ª a 8ª séries das escolas de Tapera estivaram reunidos na Escola Dionísio Lothário Chassot e no Instituto Imaculada, onde participaram de encontros de líderes de turma. O tema abordado foi liderança, com destaque para os tipos e perfis de líderes e também a ética e as escolhas que cada líder faz, bem como as implicações que estas trazem. Como tarefa, os líderes terão que repassar os assuntos aos demais colegas e propor atividades que envolvam toda a escola. A culminância destas atividades será feita no próximo encontro, que acontecerá no segundo semestre.

(Assessoria de Imprensa – Sicredi Rota das Terras)

Compartilhe: