Profissão: ARQUITETO

Postado em 30 julho 2013 16:05 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Continuação da semana passada…

Talvez a dúvida mais recorrente quanto à Arquitetura é qual a semelhança com Design de Interiores e qual a diferença com a Engenharia.

Um bom Designer de Interiores estudou primeiro Arquitetura, depois se especializou. Partindo do princípio que o Designer de Interiores é diferente de Decorador: o Designer pode intervir no projeto e tem como principal objetivo atender as necessidades dos seus clientes com um jogo de luz, cores, buscando a melhor ventilação, o melhor layout, o maior conforto dentro da funcionalidade do ambiente. O Decorador fez um curso rápido e geralmente só é habilitado a escolher objetos para compor o ambiente, a etapa final do projeto de interiores.

A diferença entre Arquitetura e Engenharia já é um pouco mais complexa. A Engenharia tem como principal objetivo a execução do projeto. O profissional dessa área participa dos projetos e cálculos estruturais, participa ativamente de grandes obras: edifícios altos, pontes, estradas e outras construções. Na Arquitetura, além do profissional estar envolvido com o projeto em si, ele se preocupa com os mínimos detalhes e com todo o impacto social da obra. Ele tem a capacidade de resolver os problemas mais complicados, porque esta é a rotina da sua profissão. O arquiteto utiliza em seus projetos elementos da natureza como o sol, o vento e o clima, tirando partido da melhor insolação, da ventilação mais adequada, posicionando corretamente a construção no terreno e adotando materiais condizentes com essas condições. Existe uma crença de que os engenheiros não se interessam por arquitetura e que os arquitetos desprezam a engenharia. Não se sabe a origem dessa crença, mas o que se sabe é que nem sempre é verdadeira e que Engenharia e Arquitetura são duas profissões diferentes, onde o trabalho de uma complementa o trabalho da outra.

E para finalizar, contrariando a ideia de que o arquiteto é um “profissional de elite”, é correto afirmar que, por suas atribuições técnicas e profissionais, ele é um profissional polivalente, que tem uma visão global da obra, capaz de planejar e executar uma obra de maneira a otimizar os recursos sem perder em qualidade, tornando muitas vezes, mais econômica. Planejar corretamente é a palavra de ordem.

Fim.

Nas próximas semanas voltaremos com novos assuntos relacionados com o mundo da arquitetura.

Caroline K. Gregory
Arquiteta Urbanista

Postado em 30 julho 2013 16:05 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop