Professor taperense da UFSM recebe hoje prêmio na Expointer

O professor Enio Giotto, da UFSM (Universidade Federal de Santa Maria), recebe hoje (26/08) o prêmio O Futuro da Terra, do Jornal do Comércio de Porto Alegre, na Expointer 2013.

Enio Giotto, da área de Geoprocessamento, venceu na categoria Tecnologia Rural com o projeto CR Campeiro – ferramenta auxiliar na agricultura de precisão, que trata do desenvolvimento de softwares para gestão agropecuária em computadores, celulares, tablets e smartphones. O material começou a ser produzido em sala de aula, como projeto de extensão nos anos 90.

O projeto, antigamente, era voltado para desktop e web, mas, a partir de 2012, começaram a ser produzidos aplicativos também para android, para serem utilizados em celulares e smartphones.

Enio Giotto, que é natural de Tapera, disse que se surpreendeu com a demanda positiva desses aplicativos, com mais de 16 mil downloads. O desenvolvimento dos softwares iniciou voltado para a agricultura de precisão, mas agora há a ideia é focar, também, na agricultura familiar, para o pequeno produtor também ter acesso a esse tipo de tecnologia.

“É uma satisfação íntima. São 35 anos como professor, 50 dissertações de mestrado orientadas, já é uma carreira consolidada. Mas, é uma satisfação ser reconhecido e ver que estamos no caminho certo. De um ano para cá, mais aplicativos vêm sendo lançados e continuarão sendo, e o pessoal da premiação teve a sensibilidade de ver isso”, disse Enio Giotto.

A entrega do prêmio O Futuro da Terra acontece nesta segunda-feira (26/08), às 17h30min, na casa do Jornal do Comércio, no Parque de Exposições Assis Brasil. A Expointer 2013 vai de 24 de agosto até 1º de setembro e acontece na cidade de Esteio-RS.

TROFÉU – Criado em 1997, o prêmio é entregue pelo Jornal do Comércio, em parceria com a Fapergs (Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul), e é uma forma de homenagear pesquisadores que se dedicam ao crescimento do setor primário. O prêmio se divide nas categorias: Prêmio Especial, Cadeias de Produção Agrícola, Tecnologia Rural, Novas Alternativas Agrícolas e Preservação Ambiental.

Compartilhe: