Primeiro modelo da Volkswagen no Brasil, Kombi comemora 55 anos no país

No próximo domingo, 2 de setembro de 2012, a Volkswagen celebra 55 ininterruptos de produção da Kombi no Brasil. Primeiro modelo da marca a ser fabricado no país, o utilitário é produzido em São Bernardo do Campo, São Paulo, desde 1957. De janeiro de 2006 até julho de 2012, o veículo teve mais de 170 mil unidades produzidas. Atualmente, a Kombi desenvolve potência de 78 cv quando abastecido com gasolina e 80 cv, com etanol.

A Kombi foi idealizada na década de 1940 pelo holandês Ben Pon, que buscava criar um veículo leve de carga com o conjunto mecânico do Fusca. A produção do modelo começou em 1950 na Alemanha. No início o destaque era a carroceria monobloco, a suspensão traseira reforçada e o motor traseiro refrigerado a ar.

As primeiras unidades da Kombi no Brasil foram fabricadas em 1957. Com um índice de nacionalização de 50%, o modelo tinha motor de 1.200 cm³ de cilindrada. O modelo de seis portas chegou ao mercado quatro anos mais tarde, nas versões luxo e santandard, com índice de nacionalização de 95%. A versão pick-up surgiu em 1967, com motor 1.500 cm³ e sistema elétrico de 12 volts.

Em 1975 no Brasil, após uma reestilização, a Kombi passa a ter motor 1.6l e, três anos mais tarde, o modelo ganha dupla carburação. Em 1981, surgiu o motor a diesel 1.6l, refrigerado a água. Nesse mesmo ano, foram lançadas as versões furgão e pick-up de cabine dupla. Em 1982, vem o modelo a etanol e, um ano depois, a Kombi ganha painel e volante novos.

Em 1992, o utilitário ganhou mais itens: conversores catalíticos de três vias, sistema servo-freio, com discos na frente e válvulas moduladoras de pressão para as rodas traseiras. Em 1997, o modelo ganhou uma versão mais moderna. Com o nome de Kombi Carat, ela possuía teto mais alto, porta lateral corrediça e a ausência da parede divisória atrás do banco dianteiro.

No final de 2005, a Kombi passou a ser equipada com motor 1.4 Total Flex (arrefecido a água). Hoje em dia, a linha de produção da Kombi, em São Bernardo do Campo, trabalha em dois turnos. São fabricadas 90 unidades diárias do modelo pelas mãos de 792 funcionários.

Clicrbs

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