Por incrível que pareça, a foto das meninas do Les Horrible Cernettes, um grupo musical de comédia que surgiu no Cern, a Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear e maior laboratório de física de partículas do mundo, é parte importante da história da internet. Há 20 anos, essa era a primeira imagem publicada na web.
A foto foi tirada pelo cientista Silvano de Gennaro em 18 de julho de 1992, no CERN Hardronic Festival, um festival de rock realizado dentro do laboratório em Genebra. Segundo o site The Telegraph, ele esperava as cantoras saírem do palco para tirar uma foto para a capa do disco do grupo. Ele pediu a elas para que se inclinassem e sorrissem e tirou a foto em sua câmera Canon EOS 650.
Em uma página no site do Cern, o cientista conta como a foto foi parar na web. “O meu colega Tim Berners-Lee pediu-me algumas fotos digitalizadas ‘das meninas do Cern’ para publicá-las em algum tipo de sistema de informação que ele tinha acabado de inventar, a chamado World Wide Web”, escreveu. “Eu tinha apenas uma vaga ideia do que era, mas eu digitalizei algumas fotos no meu Mac e enviei por FTP para o hoje famoso ‘info.cern.ch'”, relembra, comemorando a autoria da primeira imagem clicada em um navegador de internet.
Uma das ex-integrantes do grupo, Colette Marx-Nielsen, hoje com 50 anos, disse para a revista americanaMotherboard que as pessoas não conseguem entender a importância da foto. “As vezes eu mostro e digo ‘eu estou na primeira foto da Worl Wide Web’, mas as pessoas realmente não se importam”, afirmou Colette.
Terra