Presidente do SR participa de assembleia da Farsul

Postado em 01 agosto 2017 06:45 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

O presidente do Sindicato Rural de Tapera e Selbach, Douglas Orth, participou na última quinta-feira (27), da assembleia geral da Farsul, em Porto Alegre. Na mesma foram tratados sobre diversos assuntos de interesse dos produtores.

Primeiro foi abordado o tema Funrural, onde o tributarista da Farsul Eduardo Condorelli explicou aos presentes como anda a situação desta questão. Comentou sobre as reuniões que teve com representantes da Receita Federal, do Ministério da Fazenda, além das discussões e tratativas da medida provisória a ser emitida pelo governo para regulamentar a questão. Falou também sobre o fato de a Farsul ter entrado como parte interessada no processo que reivindica a anulação da votação do STD do mês de março, porém, esclareceu que nada está definido em função da grande instabilidade política e econômica que se encontra o país. Finalizando fez várias comparações entre a tributação das empresas no geral e o setor agrícola, mostrando em gráficos as diferenças entre ambos.

Após, o presidente do Sistema Farsul Carlos Sperotto, falou sobre a reforma trabalhista que entrará em vigor a partir de novembro e, que tornará facultativa o pagamento da Contribuição Sindical, ou seja: a partir de 2018 pagará a contribuição sindical apenas quem quiser. Essa decisão afetará toda a estrutura CNA, Federações e Sindicatos. Foi marcada uma nova reunião com departamentos jurídicos dos sindicatos para ver a possibilidade de entrar via judicial para tentar mudar essa questão. Esta reunião foi marcada para o próximo dia 08 de agosto.

Em sequência foi apresentado a chapa única ao CNA, com a manutenção do atual presidente João Martins Filho. A chapa conta com 13 representantes de diversos estados porém, os principais estados produtores como o Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo e Mato Grosso estão sem representantes. A grande maioria dos integrantes são dos estados com pouca representação como é o caso do Amapá, Acre, Rondônia e etc. Todos representantes concordaram ao não apoio da Farsul a essa chapa. Foi cogitada a possibilidade de criar uma chapa contrária a esta. Porém, o presidente Sperotto explicou que já foi tentado em outras oportunidades e que acha muito difícil conseguir. Em uma dessas tentativas, a chapa contrária fez apenas dois votos; levando em conta que o sistema de votação é de cada estado representando uma Federação tem apenas um voto, ou seja, estados pequenos tem o mesmo peso que estados grandes.

Fotos: Divulgação Sistema Farsul

Postado em 01 agosto 2017 06:45 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop