Preservar o meio ambiente é um compromisso de todos

TIO HUGO – No último dia 05 mundialmente foi comemorado o Dia do Meio Ambiente. Com isto, a Emater de Tio Hugo, em parceria com a Secretaria de Educação, Agricultura e Meio Ambiente e Saúde e Assistência Social, promoveram atividades de conscientização com os grupos da Terceira Idade, crianças e a comunidade tiohugense.

Durante o todo o dia foram distribuídas sacolinhas ecológicas com o lema “Faça hoje o seu compromisso com o dia do meio ambiente, mas não deixe que esse dia seja o único”.

Frequentemente, não sabemos como agir frente a problemas ambientais e, por isto, o Dia Mundial do Meio Ambiente este ano, estimulou a adotar pequenas atitudes diárias e mudanças de hábito para contribuir com a proteção do meio ambiente. Todos nós podemos fazer nossa parte usando menos recursos e agindo mais.

Praticar a sua parte não é assim tão difícil como você poderá notar pelas dicas fáceis que apresentamos abaixo. Por isso, tente incorporar essas medidas no seu dia-a-dia e convença outras pessoas a fazer o mesmo. Se envolva!

Dicas Verdes

– Não jogue lixo no chão. Carregue – o até a lixeira mais próxima. Ensine as crianças dando exemplo.
– Separe o lixo, pois a reciclagem começa com a separação em casa. Mesmo que não tenha coleta seletiva onde mora, a separação pode facilitar a coleta por pessoas que recolhem estes materiais depois. Na medida do possível acondicione separadamente o: papel, vidro, metal, plástico e orgânico.
– Não desperdice água. Este é um dos recursos mais importantes e frágeis do planeta. Todos sabemos (mas às vezes nos esquecemos) que podemos economizar água de maneiras simples, como:
– Não deixando a torneira ligada ao fazer a barba, lavar o rosto ou escovar os dentes;
– Conserte vazamentos;
– Não use mangueiras para lavar calçadas;
– Aproveite a água da chuva;
– Reutilize a água da lavagem das roupas para limpeza das calçadas e da sua casa em geral.
– Não desperdice energia elétrica
– Desligue os aparelhos eletrônicos
– Apague as luzes
– Leve sua própria sacola para fazer suas compras assim evita sacos plásticos que demoram centenas de anos para se degradar.
– No trabalho imprimir frente e verso.
– Doe o que não quiser ou não precisar mais, ao Ives de jogar fora.
– Ensine as crianças amor e respeito pela natureza.

Sua participação faz a diferença!

(Jornalista Shaiane Goulart – Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura do Tio Hugo)

Compartilhe: