Políticas Públicas do Turismo é pauta em reunião do Conselho Estadual do Turismo

A segunda reunião ordinária do Conselho Estadual de Turismo (Conetur) reuniu seus integrantes na última quarta-feira (04/06), para tratar dos principais temas ligados ao setor. O encontro ocorreu no auditório do Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff), em Porto Alegre, e foi promovido pela Secretaria do Turismo (Setur RS).

De acordo com secretário do Turismo, Márcio Cabral, é preciso destacar o momento de conclusão do Plano de Desenvolvimento do Turismo. Elaborado pela Setur, o plano foi determinante para a consolidação das políticas públicas do setor. “A conclusão dessa gestão do conselho tem uma avaliação positiva pelo esforço da articulação da política estadual do turismo, pois conseguiu superar os desafios impostos até então”, disse.

Entre os desafios citados pelo titular da pasta, está a concretização do Sistema Estadual do Turismo, o aumento da competitividade do RS como destino turístico, da qualidade da oferta turística e da promoção dos destinos gaúchos.

“Temos hoje 60% dos municípios que participam dos Sistema Estadual do Turismo, com estruturas constituídas e com tarefas de planos municipais. É importante salientar que tivemos oito destinos que atingiram um patamar mais que satisfatório nos estudos de competitividade em níveis nacionais ”, ressaltou Márcio Cabral.

Também foram relatados pelos conselheiros o funcionamento e os últimos encaminhamentos das Câmaras Temáticas de Regionalização, Promoção, MICE, Estudos e Pesquisas e as ações estratégias conjuntas para a Copa do Mundo 2014, esta última que será executada pela Setur durante a realização do Mundial no Estado.

Para a conselheira da Câmara Regionalização e turismóloga da Rota das Terras Encantadas, Carolina Lopes, a eficiência no trabalho conjunto dá resultados. “Realizamos a segunda reunião da Câmara Temática e, salienta-se a importância da participação dos municípios, a gestão publica do turismo mais precisamente para que possamos desenvolver a atividades nas regiões do RS  e a vinda da Setur para o interior do RS, só tem a fortalecer”, salientou.

Na oportunidade, Carolina apresentou os resultados do trabalho da Câmara de Regionalização do Turismo do RS e convidou os participantes para a 4ª edição do Seminário e Mostra de Turismo que ocorrerá no dia 07 de agosto, em Ibirubá.

Fazem parte do Conetur 16 integrantes da administração estadual, além de 01 representante da Famurs, 01 da Assembleia Legislativa, 01 da União de Vereadores do RS, 13 representantes da sociedade civil, 06 do Sistema S (Sebrae, Sesi, Sesc, Senac, Senar e Senat), e 01 representante de cada região turística do Estado, indicado pelo Fórum Regional de Turismo.

Compartilhe: