Polícia indicia aluna da UFSM por publicações racistas em rede social

Postado em 26 maio 2022 09:26 por jeacontece
15.292.411/0001-75

Uma estudante de 21 anos da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), na Região Central do Rio Grande do Sul, foi indiciada nesta quarta-feira (25) pela Polícia Civil por racismo. Segundo a ocorrência, a jovem é autora de publicações de cunho racista em uma rede social na internet.

As ofensas foram proferidas contra estudantes negros, de acordo com a delegada Débora Dias, titular da Delegacia de Proteção ao Idoso e Combate à Intolerância (DPICOI). Uma das colegas teria sido pessoalmente atacada.

“A investigada postou em seu perfil em uma rede social manifestações de cunho racista como: ‘eu tenho pavor de conviver com pessoas ‘escuras’, eles têm um complexo de inferioridade muito forte em relação às pessoas brancas…’”, conta a delegada Débora.

Como o ato criminoso envolve uma estudante de uma universidade federal contra colegas, a Polícia Federal (PF) foi quem abriu a investigação. A suspeita estuda no Centro de Artes e Letras (CAL). No entanto, como as ofensas não causaram danos à universidade nem teriam sido cometidos por um servidor federal, a Polícia Civil assumiu o caso.

A DPICOI apurou que a mensagem racista foi publicada no dia 10 de maio e já foi apagada. A delegada Débora Dias coletou depoimentos do diretor do CAL, do coordenador do curso e de alunos ao longo do processo investigativo. A aluna investigada não prestou depoimento, pois está internada em uma clínica desde o dia 13 de maio, segundo os pais.

O inquérito foi remetido ao Poder Judiciário e aguarda avaliação do Ministério Público (MP), que pode ou não oferecer denúncia (acusar a suspeita do crime) à Justiça. Caso haja a oferta e ela seja aceita pela, a suspeita se tornará ré no processo e começará a ser julgada. Se for condenada, poderá cumprir pena de prisão de até três anos e pagar multa.

Clic Espumoso

Postado em 26 maio 2022 09:26 por jeacontece
15.292.411/0001-75

NOTÍCIAS RELACIONADAS


TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop