Polícia Civil conclui inquérito de engenheiro morto pela polícia em Marau

Postado em 23 junho 2020 14:10 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Na tarde desta segunda-feira, 22, a delegacia de polícia de Marau concluiu o inquérito policial do caso em que um engenheiro foi morto por um soldado da Brigada Militar. O fato ocorreu em 19 de abril, quando a polícia interceptou na rodovia um veículo roubado na cidade de Casca.

Na fuga o veículo roubado colidiu com o carro da vítima, o engenheiro Gustavo Santos do Amaral, que foi confundido com um dos criminosos e foi alvejado pelo policial. Ele não resistiu aos ferimentos e morreu.

Segundo informações da Polícia Civil, o inquérito policial será remetido ao judiciário com cópia para Brigada Militar.

A conclusão da polícia é que o soldado agiu em erro, numa legítima defesa putativa (imaginária) e que na ocasião, em sua percepção, a vítima era um perigo eminente.

O inquérito foi finalizado com mais de 200 páginas de um croqui detalhado do local dos fatos, apontando local dos veículos, das pessoas e o seu deslocamento. O relatório final conta com 28 páginas e um mapa de quatro folhas.

Relembre o caso
O domingo, 19, iniciou de forma trágica na ERS 324 em Marau, próximo ao trevo de acesso a Nicolau Vergueiro. Um homem que trafegava pela rodovia foi atingido por um tiro durante confronto entre polícia e bandidos.

Conforme divulgado pela Polícia, uma caminhonete Amarok que teria sido roubada neste sábado em Casca, foi avistada no início da manhã trafegando no sentido a Passo Fundo. A polícia foi avisada e montou uma barreira, porém ao avistar as viaturas os criminosos atiraram contra as guarnições.

Um homem que estava a bordo de uma Fiat/Doblo que passava pelo local juntamente com mais três pessoas, foi atingido por um disparo. Ele foi socorrido pelo corpo de bombeiros e levado ao Hospital Cristo Redentor de Marau mas não resistiu aos ferimentos e entrou em óbito. Ele foi identificado como Gustavo Santos do Amaral.

O foragido da justiça, Ivo Luís Nogueira Wilhelm também foi baleado e conduzido ao hospital em Marau e posteriormente transferido a Passo Fundo em estado grave. Outro homem com extensa ficha criminal também foi preso. Ele foi identificado como sendo Maurício Lermem dos Santos. Com eles a polícia localizou um revólver e um simulacro de arma de fogo.

Os peritos do IGP foram acionados estiveram no local para o trabalho pericial.

Saiba mais:
Homem morto durante confronto em Marau era engenheiro, estava uniformizado e seguia para o trabalho

Nota da defesa do militar envolvido no fato também se manifestou nesta segunda-feira. Veja a nota na íntegra:
A defesa técnica dos Policiais Militares que participaram da Ocorrência Policial na Cidade de Marau/RS, no dia 19/04, por ocasião do encerramento das investigações, vem a público reiterar o seu compromisso em realizar uma defesa técnica, com respeito à memória de vítima e por meio de atitudes que contribuam para a apuração dos fatos.
As palavras, ainda que cuidadosamente escolhidas, infelizmente não possuem o poder de alterar a trágica realidade e o sofrimento pela perda de um ente querido. Acreditamos, contudo, que a realização da mais ampla investigação, com a execução de todas as diligências possíveis, cumpriu com o seu papel de oferecer as respostas esperadas a respeito do que realmente aconteceu naquele triste episódio.
É com naturalidade que esta defesa recebe a conclusão a que se chegou no Inquérito Policial. Em primeiro lugar, porque todas as autoridades envolvidas não mediram esforços para entregar à sociedade uma resposta rápida, minuciosa, técnica e imparcial. Depois, porque todas as provas colhidas foram convergentes no sentido de demonstrar que não houve execução, não foram efetuados disparos pelas costas da vítima e tampouco existiu qualquer abuso por parte dos Policiais Militares.
Em virtude do encerramento da fase investigativa, a defesa aguarda uma célere e justa análise pelo Ministério Público.

José Paulo Schneider
OAB/RS 102.244

Ricardo de Oliveira de Almeida
OAB/RS 104.666

Zimmermann Almeida Advogados
OAB/RS 6.292

Rádio Uirapuru

Postado em 23 junho 2020 14:10 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop