Pesquisadores do IFRS oferecem ambiente virtual gratuito para escolas públicas

A equipe do Laboratório de Aprendizagem de Desenvolvimento de Software (Lads) do Campus Bento Gonçalves do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) criou um ambiente virtual para atender gratuitamente instituições de ensino que queiram oferecer cursos e materiais de disciplinas por meio da internet e que não disponham de recursos financeiros e tecnológicos para isso.

Trata-se do Minha Escola Virtual, ferramenta que permite aos professores criar suas turmas, disponibilizar materiais didáticos e solicitar a entrega de exercícios e trabalhos utilizando o ambiente virtual Moodle. A coordenadora do projeto, professora Júlia Marques Carvalho da Silva, destaca a segurança como um fator de grande importância, pois “somente quem tiver a senha da sua sala virtual poderá acessá-la”.

A solução desenvolvida pelos pesquisadores do IFRS possibilita que professores de instituições de ensino público municipal, estadual ou federal utilizem o ambiente virtual de forma que possam interagir com seus alunos em uma interface simples para trabalhar. Os interessados devem acessar o sítio eletrônico www.minhaescolavirtual.com.br e preencher o cadastro para receber a autorização automaticamente, por correio eletrônico.

Lançado em maio de 2015, o Minha Escola Virtual já atende 27 turmas e 144 professores e alunos de estados como Pernambuco, Pará, Alagoas, Ceará, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Amapá, além de Portugal. “A maioria dos professores que nos procuram estão localizados em pequenas cidades do interior do país, justamente nosso público alvo, que nem sempre tem acesso ao suporte tecnológico na educação”, explica a coordenadora.

A equipe do Minha Escola Virtual é composta pelos professores Júlia Marques Carvalho da Silva, Maurício Covolan Rosito e o acadêmico do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Fábio Goulart Andrade.

Compartilhe: