Pesquisadores constatam: uniformes vermelhos são para vencedores e pretos atraem guerreiros

Guerreiros vestem preto. Vencedores, vermelho.

Dois estudos divulgados nos Estados Unidos e na Inglaterra mostram resultados curiosos ao detectarem a influência da cor do uniforme no desempenho dos atletas.

O pesquisador Mark Frank, da Universidade de Cornell (EUA), apresentou uma pesquisa onde constata: as equipes vestidas de preto são mais agressivas nas competições e atraem atletas com perfil de guerreiros.

Ele levantou dados da NFL (futebol americano) e da NHL (hóquei) e concluiu que atletas de comportamento hostil são atraídos por equipes de preto.

Já o antropologista evolucionista Russell Hill, da Universidade de Durham (Inglaterra), pesquisou sobre a influência das cores em times vencedores ou perdedores.

O vermelho mostrou ser o tom de quem ganha. Hill analisou resultados dos torneios olímpicos de boxe, onde os lutadores usam calção vermelho ou azul. “Os resultados são impressionantes. Há uma clara tendência que aponta: os vencedores vestem vermelho”. Hill também coletou dados entre equipes de futebol da Inglaterra. Buscou resultados desde 1947. Aqui também, constatou que o vermelho veste os vencedores.

Curiosamente, a equipe olímpica da Inglaterra vai aos Jogos de Londres com uniformes calcados no azul e no branco. A estilista Stella McCartney, filha de Paul, desenhou as roupas durante dois anos. Não sabia destas pesquisas. A delegação americana utiliza azul, branco e vermelho.

A equipe brasileira também não tem preto e vermelho como cores básicas do uniforme, optando pelo verde, amarelo, azul e branco.

Terra

Compartilhe: