Pedido de seguro-desemprego cai 19% no Estado

Postado em 11 novembro 2020 14:03 por JEAcontece
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Comparação é com o mesmo mês do ano passado; maioria das solicitações veio de pessoas entre os 30 e 39 anos

O Rio Grande do Sul registrou 27.133 solicitações de seguro-desemprego em outubro de 2020, dos quais 13.803 foram recebidas presencialmente nas Agências FGTAS/Sine e 12.792, pela internet. O total representa queda de 19,2% em comparação igual período de 2019.

Conforme divulgação do Governo do Estado, 57,5% dos solicitantes são homens, enquanto 42,5% são mulheres. A maioria das solicitações (31,9%) veio de pessoas entre os 30 e 39 anos; 20,3% dos solicitantes tem entre 40 e 49 anos; 18,7%, de 25 a 29 anos; na faixa etária dos 18 aos 24 anos foram 18% dos pedidos; e, a menor parte das solicitações (10,7%) veio de pessoas entre os 50 e 64 anos.

Ao todo, em 2020, foram 364,4 mil solicitações de seguro-desemprego, de janeiro a outubro. O número é 7,5% mais alto do que o mesmo período em 2019. De todos os pedidos, 191.092 foram encaminhados presencialmente nas Agências FGTAS/Sine, enquanto 173.308 solicitações foram feitas pela internet.

Como solicitar o benefício
Os trabalhadores podem realizar o encaminhamento do seguro-desemprego, após sete dias da dispensa, pela internet (através do aplicativo Carteira de Trabalho Digital ou do portal www.gov.br) ou presencialmente, na Agência FGTAS/Sine mais próxima, mediante agendamento.

Encaminhamento pela internet
Ao acessar a conta no aplicativo Carteira de Trabalho Digital ou no portal www.gov.br, é preciso clicar em “Solicitar Seguro-Desemprego” e informar o número do requerimento que está no comunicado de dispensa. Em seguida, confirmar a solicitação e obter um comprovante ao final do processo.

Se a solicitação online for concedida automaticamente, o trabalhador receberá a informação de que a emissão das parcelas ocorrerá em 30 dias contados a partir da data de liberação pelo sistema. Caso ocorram problemas no encaminhamento online, será necessário entrar em contato pelo telefone 158.

Se o sistema notificar pendências, o cidadão deve enviar e-mail para a Agência FGTAS/Sine da sua cidade para que seja fornecido auxílio nas situações de seguro-empregado doméstico, seguro com alvará judicial e seguro por término de contrato.

O seguro-desemprego é um auxílio financeiro temporário concedido ao trabalhador desempregado demitido sem justa causa. Consiste no pagamento de três a cinco parcelas que vão de R$ 1.045 a R$ 1.813,03.

Os trabalhadores podem cadastrar a conta bancária de sua titularidade para receber o benefício do seguro-desemprego no momento da requisição do benefício sem ônus. Basta informar o tipo de conta (corrente ou poupança), número e nome do banco, número da agência com o respectivo dígito verificador (DV) e número da conta de titularidade do trabalhador com DV. Dados de contas-salários e conjuntas não são aceitos.

Trabalhadores que não têm conta ou poupança de titularidade privativa poderão receber o benefício nas agências da Caixa, mediante apresentação de documento de identificação. Quem tem Cartão Cidadão pode realizar os saques nos caixas eletrônicos de autoatendimento da Caixa.

Governo do Estado do RS

Postado em 11 novembro 2020 14:03 por JEAcontece
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