Pediatras elaboram manifesto pedindo a volta das aulas presenciais em 2021

Postado em 25 novembro 2020 06:05 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Um grupo de pediatras elaborou um manifesto em defesa da volta às aulas presenciais em 2021, em nível de Brasil. Com base nas experiências de outros países, principalmente dos europeus, e em evidências científicas, os médicos entendem que tomando todas as medidas sanitárias é possível que as crianças retomem as atividades escolares.

“Esse é um movimento autônomo, sem ligação com qualquer instituição”, explica a pediatra Adriana Suzuki. “Elaboramos um texto com base em evidências científicas para ajudar a sociedade a refletir sobre a retomada das atividades em 2021, qual o custo benefício em enviar as crianças para a escola.”

O manifesto não leva uma assinatura específica, mas destaca pontos de diversas pesquisas como:
– Crianças se infectam de 2 a 5 vezes menos que os adultos;
– São raras as complicações em crianças;
– Apesar do que se supunha no início da pandemia, as crianças não espalham o vírus.
– As escolas, seguindo as orientações e recomendações sanitárias não são locais de maior infecção.

“De acordo com as pesquisas, boa parte das crianças foram infectadas por adultos que estavam em restaurantes ou festas, por exemplo”, avalia a pediatra.

No manifesto, os pediatras avaliam o custo benefício de mandar as crianças para a escola. Além dos prejuízos acadêmicos, muitas crianças não têm acesso à internet, também tem a questão da concentração. A proposta do manifesto é abrir um espaço de reflexão sobre a real necessidade das crianças ficarem em casa. Teremos de conviver com o coronavírus em 2021, não vamos retornar tão rápido para a rotina que tínhamos antes da pandemia e esse movimento traz uma base científica para refletirmos sobre a volta às aulas.

Fonte: R7
Foto Ilustrativa: Tribuna do Paraná

Postado em 25 novembro 2020 06:05 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop