PASSO FUNDO – Volta às aulas da UPF acontece nesta terça-feira

Postado em 22 fevereiro 2016 17:00 por jeacontece
15.292.411/0001-75

Instituição espera mais de 20 mil acadêmicos no Campus Passo Fundo e nos campi de Carazinho, Casca, Lagoa Vermelha, Palmeira das Missões, Sarandi e Soledade

A Universidade de Passo Fundo (UPF) espera milhares de acadêmicos neste primeiro semestre letivo de 2016, que inicia nesta terça-feira, 23 de fevereiro. Os alunos ingressantes serão recepcionados com palestra, ação cultural e com trote “Veterano Gente Boa”. Já os professores, que retornam às atividades na segunda-feira (22/02), participarão de uma Aula Magna proferida pela pesquisadora Terezinha Rios.

Para acolher os alunos dos primeiros níveis de todos os cursos, a Universidade promove a Recepção Acalourada, no dia 24 de fevereiro, no ginásio da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (FEFF), campus Passo Fundo. Os acadêmicos serão recepcionados pela Reitoria e, posteriormente, assistirão a uma palestra ministrada pelo jornalista Marcos Piangers, com o tema “Inovação”.

A Recepção Acalourada conta ainda com uma ação cultural com apresentações musicais e com uma feira ecológica na qual serão comercializados alimentos orgânicos. Essa feira integra um conjunto de ações que procuram sensibilizar e difundir a responsabilidade social universitária. Os campi também promoverão atividades especiais para receber os alunos ingressantes, com palestras e atrações musicais. “A UPF se renova a cada dia, com cada aluno que aqui ingressa. Por isso, preparamos uma acolhida calorosa, esclarecedora e com o tom daquilo que ele poderá esperar da Instituição nos anos de sua formação”, reforça a vice-reitora de Extensão e Assuntos Comunitários da UPF, Bernadete Maria Dalmolin.

A Universidade também realiza a campanha “Veterano Gente Boa”, incentivando os veteranos para que auxiliem os calouros na ambientação acadêmica. Peças publicitárias dessa ação serão divulgadas, em breve, nas redes sociais.

Aula Magna com a pesquisadora Terezinha Rios
A abertura do ano letivo da UPF também terá uma programação especial para os professores da Instituição. A Vice-Reitoria de Graduação promove uma Aula Magna, que será proferida pela professora Terezinha Rios, pesquisadora e consultora de projetos educacionais.

O tema do evento é “A docência universitária como profissão: formação e ética”. O encontro integra o Programa de Formação Docente da Universidade e será realizado no dia 22 de fevereiro, às 19h30min, no Centro de Eventos, Campus I. “Esta atividade especial no primeiro dia de atividades é um momento formativo, de encontro e de confraternização”, enfatiza a vice-reitora de Extensão e Assuntos Comunitários da UPF.

A UPF
Com mais de 47 anos de história, a UPF se destaca como uma das principais instituições de ensino superior do Rio Grande do Sul. Já formou quase 70 mil profissionais e suas ações são baseadas no ensino, na pesquisa, na extensão e na busca da inovação tecnológica. Oferece 61 cursos de graduação, tem 45 cursos de especialização em andamento, 15 cursos de mestrado, seis de doutorado e dez estágios pós-doutorais. Além de ser uma instituição filantrópica, a UPF é caracterizada como uma universidade comunitária.

A Universidade de Passo Fundo integra o seleto grupo de Instituições de Ensino Superior (IES) que têm o trabalho e os esforços voltados para a qualidade da educação reconhecido pelo Guia do Estudante (GE) da Editora Abril. A edição de 2015 da avaliação dos cursos superiores contempla 50 graduações da Universidade.

A UPF também figura entre as melhores colocadas no Ranking Universitário da Folha (RUF 2015). Além de ser a sexta melhor instituição entre as privadas no Rio Grande do Sul, tem 12 cursos integrando o rol dos cinco melhores no estado em suas categorias.

Fotos: Gelsoli Casagrande
(Assessoria de Imprensa da Universidade de Passo Fundo)

Postado em 22 fevereiro 2016 17:00 por jeacontece
15.292.411/0001-75

NOTÍCIAS RELACIONADAS


Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop