PASSO FUNDO – Vestibular de Verão da UPF reúne candidatos de 14 estados

Mais de 10 mil candidatos realizam a prova neste domingo, dia 13

A Universidade de Passo Fundo (UPF) realiza, neste domingo, dia 13 de novembro, mais um Vestibular de Verão. No total, mais de 10 mil candidatos estão inscritos para fazer a prova, que acontece a partir das 14h, em Passo Fundo e também nos campi de Carazinho, Casca, Lagoa Vermelha, Sarandi e Soledade. O processo seletivo reúne candidatos de 14 estados. Além do Rio Grande do Sul, a UPF recebe para o vestibular candidatos de Santa Catarina e Paraná, na região Sul, além do Acre, Bahia, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Sergipe, São Paulo e Tocantins.

Para aliviar a tensão da espera, a UPF desenvolve uma programação especial para pais e acompanhantes dos alunos neste dia 13 de novembro. A recepção será feita pela Reitoria e também pelo setor de Bolsas, a partir das 14h30min, no espaço do prédio do Iceg B2/LCI. Haverá atividades como bingo com sorteio de brindes; massagens e relaxamento, realizadas por representantes do curso de Fisioterapia; e medição de pressão arterial e outras orientações, realizadas por representantes do curso de Enfermagem da UPF. Além disso, pais e acompanhantes têm à sua escolha quatro diferentes atividades: cinema no auditório; atividade recreativa conduzida pelo Prof. Luis Gustavo Maias; oficina de dança livre (relax-alongamento e dança de salão), com o professor Maicon Lopes; ou trilha cultural, organizada pela professora Carla Tedesco e por acadêmicos do ICB. Ainda, a van do projeto Balcão do Consumidor estará perto do Centro de Convivência prestando atendimento ao público.

Cursos mais procurados
Os cursos que registram maior disputa pelas vagas são: Medicina, para o qual cada vaga será concorrida por 83,33 candidatos; Odontologia, com 8,70 candidatos por vaga; Medicina Veterinária, com índice de 8,60 candidatos por vaga; Direito (noturno), com 7,58 candidatos por vaga, e Engenharia Civil (noturno), em que cada vaga será disputada por 5,10 candidatos.

Prova
As provas têm início às 14h deste domingo, 13 de novembro. Na UPF, os cursos são divididos em Grupo 1, cujos candidatos fazem apenas a prova de Redação, e Grupo 2, no qual os candidatos respondem às provas de Redação, Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, Língua Estrangeira, História, Geografia, Matemática, Física, Biologia e Química. As provas do Grupo 1 ocorrem das 14h às 15h30min, enquanto os candidatos a cursos do Grupo 2 têm das 14h às 19h para responderem às questões e redigirem a Redação.

O que pode e o que não pode ser feito durante a prova
Para a realização da prova, a UPF fornecerá caneta de cor azul. Quanto à documentação, é necessário que o candidato esteja munido do documento de identificação com o qual realizou a inscrição e do comprovante de inscrição.

Durante a realização da prova, não será permitido portar quaisquer aparelhos eletrônicos e/ou eletromagnéticos de comunicação, armazenamento ou transmissão de dados, relógios, réguas, calculadoras, fones de ouvidos e/ou similares. Não é possível fazer consulta bibliográfica ou a material impresso e/ou escrito, bem como usar bonés, toucas, luvas ou outros adornos. Candidatos do grupo 1 não podem retirar-se da sala antes de transcorridos 30 minutos do início efetivo da prova e os do grupo 2 não podem retirar-se da sala antes de transcorrida 1h30min após o início efetivo da prova. Não será permitido retirar-se da sala de provas com a redação (rascunho e folha definitiva), o caderno de questões ou o cartão de respostas. O candidato deverá usar exclusivamente caneta disponibilizada pela UPF. Não é permitido o uso de lápis e borracha. É possível trazer água e um lanche pequeno.

Gabarito
O gabarito será divulgado no mesmo dia da prova, em 13 de novembro, 30 minutos após o encerramento das provas.

Divulgação de resultados e matrículas
A relação dos candidatos classificados será divulgada no site vestibular.upf.br, às 11h, no dia 15 de novembro. O boletim de desempenho individual com as informações sobre os acertos do candidato, a média final e a classificação no curso e geral estará disponível a partir das 16h do dia 15 de junho, no site do vestibular UPF e na Central de Atendimento ao Aluno. As matrículas da primeira chamada ocorrem a partir do dia 16 de novembro na UPF.

(Assessoria de Imprensa Universidade de Passo Fundo)

Compartilhe: