PASSO FUNDO – UPF sedia Fórum de Tecnologia da Informação do Comung

O ForTI, é um evento que visa reunir as equipes, principalmente das Instituições de Ensino Superior (IES) que integram o Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung), e discutir assuntos ligados à área de tecnologia da informação. Neste ano, o encontro acontece na Universidade de Passo Fundo (UPF) com uma programação nesta quarta-feira (09/11).

Para o coordenador da Divisão de Tecnologia de Informação da UPF, Gilberto Gambert, o Fórum, que já foi sediado na Universidade em outros anos, é importante para que as Instituições trabalhem de forma conjunta e possam, a partir disso, conquistar espaços. “Nesses encontros trocamos experiências, fazemos networking, conversamos com fornecedores que apresentam produtos, mas principalmente planejamos ações em comum, como, por exemplo, a negociação com a empresa Adobe, que recentemente elevou os preços dos produtos e, juntos, conseguimos trazer os preços para um patamar mais aceitável”, ressalta.

Presente no evento o vice-reitor Administrativo, Agenor Dias de Meira Junior destacou a relevância da atividade. Para ele, que integra o Fórum das pró-reitorias administrativas do Comung, os encontros potencializam o que cada Instituição pode oferecer para fortalecer o trabalho. “Esse Fórum é resultado de uma ação organizada pela Comung, promovendo esse encontro onde as áreas de TI podem trocar experiências e propor ações conjuntas no setor de desenvolvimento, suporte ou na aquisição de equipamentos, ou seja, é um evento em que todos saem ganhando por esse compartilhamento de ações”, pontua.

O Fórum é presidido pelo Gerente da TI da Univates Paulo Roberto Mallmann. Em sua fala ele destacou que, embora seja um período delicado para fazer o encontro, pela época de vestibulares e períodos de rematrículas, parar para trocar informações é fundamental. “Sabemos que é um período bastante corrido para as áreas de TI das universidades, mas esses momentos servem como um investimento de tempo para que as experiências vivenciadas por cada instituição auxiliem no crescimento conjunto”, disse.

Ao todo representantes de 10 instituições participam do evento que terá palestras e oficinas ao longo do dia. Além da UPF, Univates, Uri Erechim, Unisinos, Unijuí, UCS, Feevale, PUCRS, Unisc e Urcam.

Fotos: Gelsoli Casagrande
Assessoria de Imprensa Universidade de Passo Fundo

Compartilhe: