PASSO FUNDO – UPF sedia evento nacional sobre empreendedorismo e pequenas empresas

Evento, que conta com painelistas internacionais, seguiu até sexta-feira, 18 de março

A Universidade de Passo Fundo (UPF), por meio do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGAdm), sedia o IX Encontro de Estudos sobre Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (Egepe). A abertura do encontro científico nacional que, pela primeira vez, é realizado no Rio Grande do Sul, foi realizada na noite de quarta-feira (16/03) e contou com a presença do professor da Universidade de Bremen, na Alemanha, Jörg Frelling. A programação do Egepe segue até sexta-feira (18/03), na Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis (Feac), Campus I da UPF.

O Egepe reúne pesquisadores, estudantes e interessados em empreendedorismo e gestão de pequenas empresas e promove o intercâmbio de estudos, ideias e experiências de ensino e pesquisa na área. O evento é o principal encontro científico nacional na área de empreendedorismo e gestão de pequenas empresas. “Aprovamos 186 trabalhos e temos 247 inscritos de 19 estados do país. É um evento nacional que discute as novas configurações e novos formatos organizacionais de empreendedorismo. É uma oportunidade das pequenas empresas se desenvolverem e os nossos estudantes universitários entenderem um pouco mais de empreendedorismo”, ressaltou a coordenadora geral do evento, professora Denize Grzybovski.

O reitor da UPF José Carlos Carles de Souza ressaltou a importância de discutir o empreendedorismo neste momento em que o país vive uma crise política e econômica. “Estamos passando por um cenário de crise e dificuldades. Precisamos incentivar cada vez mais o empreendedorismo, principalmente aos jovens, para superarmos as dificuldades econômicas que estão postas. É nesses momentos de crise que temos que criar as oportunidades”, destacou o reitor.

A solenidade de abertura também contou com a presença da presidente da Fundação Universidade de Passo Fundo (FUPF) Maristela Capacchi, da presidente da Anegepe Vânia Maria Nassif, do representante da Unijuí Dieter Rugard Siedenberg, do secretário de Desenvolvimento de Passo Fundo Carlos Eduardo Lopes da Silva, do coordenador do PPGAdm Verner Luis Antoni, e do integrante da comissão do Egepe Fábio Lazzarotti. A apresentação de abertura foi feita pela Big Band Comunitária UPF.

O Egepe 2016 é uma realização conjunta da Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (Anegepe), do PPGAdm e do curso de graduação em Administração da Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis (Feac) da UPF, com o apoio do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (PPGDes/Unijui), do mestrado profissional em Administração da Universidade do Oeste de Santa Catarina (MPA/Unoesc) e do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade do Vale do Itajaí (Univali).

Evento discute o tema “Empreendedorismo e pequenas empresas: novos contextos e novas configurações”

O conferencista internacional, professor da Universidade de Bremen, da Alemanha, Jörg Frelling, abordou, na noite de abertura do Egepe, o tema principal do evento, que é “Empreendedorismo e pequenas empresas: novos contextos e novas configurações”. Jörg é autor de importantes artigos ligados ao empreendedorismo e à estratégia, presidente da cátedra de empreendedorismo da Universidade de Bremen, editor do Journal of Competence-based Strategic Management e vice-diretor do Centro de Negócios e Economia da Universidade de Bremen. “O professor Jörg é uma das sumidades no mundo sobre empreendedorismo com pesquisas altamente relevantes. A nossa proposta foi trazer um grande profissional da área que nos mostrasse as novas configurações e novos formatos organizacionais. Quando falamos em empreendedorismo, não nos referimos apenas ao de empresas, mas de empreendedorismo regional, público, e isso exige que os governantes, empresários, professores e alunos saibam que estas novas configurações existem e reconheçam elas”, enfatizou a coordenadora geral do Egepe.

Até o final do evento, estarão presentes grandes nomes internacionais da área, como Reed Elliot Nelson, da Cornell University – Estados Unidos; e Erkko Autio, da Imperial College London Business School – Reino Unido; além de Ronald Jean Degen, da International School of Management – França, autor do livro “Empreender como opção de carreira”.

Para conferir a programação completa, acesse o site www.egepe.org.br.

Foto: Natália Fávero
(Assessoria de Imprensa Universidade de Passo Fundo)

Compartilhe: