PASSO FUNDO – UPF recebe alunos para prova seletiva do Vestibular Complementar

Candidatos do Vestibular Complementar da Universidade de Passo Fundo (UPF) realizaram neste sábado, dia 9 de janeiro, a prova do processo seletivo. As provas são aplicadas no Campus I e nos campi de Carazinho, Casca, Lagoa Vermelha, Sarandi e Soledade. As vagas disponíveis no Vestibular Complementar são destinadas para ingresso, no primeiro semestre de 2016, em cursos de graduação na modalidade presencial.

O processo seletivo também permitiu a utilização da nota obtida na redação do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem). Os candidatos serão classificados, conforme a ordem decrescente, pela nota obtida na prova de redação da UPF, ou pela nota obtida na redação do Enem dos anos de 2011 a 2014.

Listão de aprovados
A lista dos candidatos selecionados será divulgada no dia 11 de janeiro de 2016, a partir das 11h, no site da UPF, em vestibular.upf.br.

Matrículas
As matrículas iniciam no dia 12 de janeiro e podem ser realizadas das 13h30min às 17h30min na Central de Atendimento ao Aluno, no Campus I, para alunos do campus Passo Fundo, ou no campus onde o candidato prestou o Processo Seletivo Complementar, para os alunos dos campi. A matrícula deverá ser feita pelo candidato classificado ou pelo seu representante legal mediante a apresentação de histórico escolar do ensino médio (original); cópia da certidão de nascimento ou de casamento; cópia da carteira de identidade e do CPF; e cópia do comprovante de residência.

Benefícios financeiros
Facilitando o ingresso e a permanência no ensino superior, a UPF possibilita o acesso a uma série de benefícios financeiros para seus acadêmicos, ofertando bolsas e créditos.

Dentre as bolsas, está o Prouni, que é dirigido aos estudantes com renda per capita familiar máxima de três salários mínimos (para bolsas de 50%) ou de 1,5 salário mínimo (para bolsas de 100%), egressos do ensino médio da rede pública ou da rede particular, nesse caso, desde que na condição de bolsistas integrais. A UPF também oferece o Programa de Bolsa Auxílio 25%, o qual prevê gratuidade de 25% para o curso de Ciência da Computação (B). Além disso, há o Programa de Bolsa FUPF (lei nº 12.101/09), o qual prevê gratuidade de 50% para diferentes cursos que estão previstos no edital do Vestibular Complementar.

A Universidade oferece ainda o Programa Recomeçar Plus, que possibilita o ingresso diferenciado a pessoas com idade mínima de 40 anos e com ensino médio concluído, disponibilizando um excedente de vagas nos cursos na sede e nos campi. Será concedido desconto de 50% nas mensalidades ao candidato aprovado por meio desse programa, desde que não acumule outro benefício financeiro, conforme normativa institucional.

Dentre os programas de crédito, a Instituição dispõe do Plano de Apoio Estudantil UPF (PAE/UPF), que concede 50% de benefício estudantil quando a renda familiar bruta for igual ou inferior a 15 salários mínimos e a renda per capita do grupo familiar for de até 3,5 salários mínimos. Existem ainda outras opções de crédito, como o Programa Municipal de Crédito (Promucred), o Programa Emergencial de Crédito (PEC) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Os editais para bolsas e para os programas de crédito estão disponíveis no site da UPF.

Foto: Alessandra Pasinato
(Assessoria de Imprensa da UPF)

Compartilhe: