PASSO FUNDO – UPF recebe a 14ª competição Baja SAE Brasil – Etapa Sul

A Universidade de Passo Fundo (UPF), por meio da Faculdade de Engenharia e Arquitetura (FEAR), sedia a 14ª competição Baja SAE Brasil – Etapa Sul, nos dias 18, 19 e 20 de novembro. O programa Baja SAE Brasil é um desafio lançado aos estudantes de Engenharia que oferece a chance de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, visando incrementar sua preparação para o mercado de trabalho. Ao participar do programa, o aluno se envolve com um caso real de desenvolvimento de um veículo off road, desde sua concepção, projeto detalhado, construção e teste. Os veículos passam por avaliações estáticas e dinâmicas, com destaque para o enduro de resistência, no qual os veículos completam voltas em uma pista irregular com obstáculos por três horas.

As atividades serão realizadas na pista localizada próxima ao Centro de Eventos.

Na sexta-feira e no sábado, dias 18 e 19, acontecerão diferentes provas. No domingo, a competição ocorre entre 8h e 17h. O público é convidado a acompanhar as atividades no domingo, especialmente a prova de enduro, que tem início a partir das 9h30min. O ingresso será 1 kg de alimento não perecível (arroz, feijão ou massa) e os alimentos arrecadados serão doados para entidades beneficentes de Passo Fundo.

Enduro de resistência
No Enduro de resistência, os veículos devem completar voltas em uma pista de terreno irregular, off-road, com obstáculos, em qualquer condição climática. A pontuação se baseia no número de voltas completadas no período estabelecido.

Mas Baja Tchê
A UPF participa da competição nacional desde 1999, e da regional desde 2003, ano em que começou a ser realizada. A Etapa Sul, que reúne participantes do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina, conta com 25 equipes inscritas de instituições de ensino e serve de preparação para o evento nacional. A equipe da UPF, chamada Mas Baja Tchê, se destaca entre as universidades do Brasil, devido à experiência que obteve em mais de 15 anos de participação.

Sobre o projeto Baja
O projeto Baja SAE foi criado na Universidade da Carolina do Sul, Estados Unidos, e sua primeira competição ocorreu em 1976. No Brasil, a competição foi realizada pela primeira vez em 1995, e tornou-se uma das mais importantes atividades extracurriculares para estudantes de engenharia. O projeto Baja SAE é uma competição entre Instituições de Ensino Superior que desafia estudantes de engenharia a partir da simulação de um caso real.

O objetivo de cada equipe é projetar e construir um protótipo recreativo, fora de estrada (off-road), monoposto, robusto, visando à sua comercialização ao público entusiasta e não profissional. O veículo deve ser seguro, facilmente transportado e de simples manutenção e operação. Deve ser capaz de vencer terrenos acidentados em qualquer condição climática sem apresentar danos.

Cada equipe compete para ter seu projeto aceito por um fabricante fictício. O projeto do veículo deve obedecer ao regulamento disponibilizado anualmente pela SAE Brasil, no qual há várias exigências e normas específicas para o projeto, como características de transmissão, suspensão, potência e segurança, entre outros.

(Assessoria de Imprensa Universidade de Passo Fundo)

Compartilhe: