PASSO FUNDO – UPF promove 1º Curso de Doenças Respiratórias de Suínos

Com muita alegria, a Diocese de Cruz Alta se prepara para comemorar os 90 anos de seu bispo Emérito, Dom Jacó Hilgert, em uma celebração a ser realizada no dia 24/01, às 10h, na Catedral Divino Espírito Santo. Em seguida, Dom Jacó recepcionará familiares e amigos em um almoço de confraternização, por adesão, na Casa de Etnia Alemã, no Parque de Exposições. Ele pede que aqueles que desejarem levar presente que o façam em forma de doação em valores que serão doados ao Asilo Santo Antônio, onde é capelão.

Chegar aos 90 anos com disposição, lucidez e em plena atividade, não é tarefa fácil. Mas o Bispo Emérito da Diocese de Cruz alta, Dom Jacó Hilgert, parece ter encontrado a “receita” certa. Com simplicidade, bom humor, além de muita fé e amor de Deus no coração, Dom Jacó vem trilhando sua trajetória de vida. Prestes a completar 90 anos, faz questão de celebrar missas no Monumento de Fátima, dividindo seu tempo com uma de suas paixões, os programas de rádio, sendo um deles diário, pela Rádio Cruz Alta AM e outros semanais, na Rádio Sulbrasileira, em Panambi e a rádio Progresso de Ijuí.

Nascido em Harmonia, no dia 27 de janeiro de 1926, em uma família humilde de agricultores, numerosa e profundamente religiosa, Dom Jacó teve interesse pela vida sacerdotal muito cedo. Como ele mesmo conta, as motivações foram muitas. Houve razões humanas, o tio, Monsenhor Leopoldo Hoff, irmão de sua mãe, era padre em Porto Alegre. A admiração pelo trabalho desenvolvido pelo tio foi um dos motivos que pesaram em sua decisão. “Eu queria ser um padre assim como ele, para trabalhar numa paroquia”, conta. Além do tio, outros três primos optaram pela vida sacerdotal. “Lembro que eles eram muito bem acolhidos, muito bem quistos pelas pessoas, o que me chamava atenção. Certamente, serviram de exemplo para mim”.

Nos dias 21 e 22 de janeiro, a Universidade de Passo Fundo (UPF), por meio do Programa de Pós-Graduação em Bioexperimentação (PPGBioexp), promove o 1º Curso de Doenças Respiratórias de Suínos. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail [email protected]

A programação acontece no auditório do curso de Medicina Veterinária, Campus I, das 8h às 11h30min, das 13h30min às 17h e das 19h às 21h, exceto no dia 22, quando as atividades encerram às 19h.

Entre os temas abordados, estarão os principais patógenos bacterianos e virais de interesse na suinocultura; a influência da genética sobre a susceptibilidade a doenças; overview do sistema imunológico suíno; diagnósticos disponíveis para a detecção e o monitoramento de doenças e vacinas e protocolos de imunização.
Assessoria de Imprensa

(Universidade de Passo Fundo da UPF)

Compartilhe: