PASSO FUNDO – UPF oferece mais de 350 vagas pelo Fies

A Universidade de Passo Fundo (UPF) disponibiliza, por meio do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), 358 vagas nos mais diversos cursos da Instituição. A divulgação das vagas foi feita na terça-feira (26) pelo Ministério da Educação (MEC). Só para o Campus Passo Fundo são mais de 255 vagas nas várias áreas do conhecimento. Engenharia de Alimentos, Filosofia, Farmácia, Geografia e Serviço Social são os cursos que mais dispõem de vagas. Também estão sendo oferecidas 44 vagas em cursos do Campus Soledade, 24 para o Campus Carazinho, 15 para o Campus Lagoa Vermelha, 12 para o Campus Casca e 08 para o Campus Sarandi.

Neste semestre de 2016, o Fies oferece em todo o Brasil mais de 250 mil vagas em 1.337 instituições. Conforme o Ministério da Educação, a prioridade foi para cursos essenciais para o desenvolvimento do país e para aqueles com melhores índices de qualidade (com conceitos 4 e 5).

Inscrições para o Fies até sexta-feira (29)
Conforme as novas regras estabelecidas pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), o Fies passa a ser um processo de seleção no qual o candidato não precisa estar matriculado na Instituição para a qual pleiteia a contratação do financiamento, tampouco precisa ter prestado vestibular.

Poderá se inscrever no processo seletivo para o financiamento estudantil aqueles que tenham participado do Enem desde a edição de 2010 e obtido média aritmética das notas nas provas igual ou superior a 450 (quatrocentos e cinquenta) pontos e nota na redação superior a zero e renda familiar mensal bruta per capita de até dois salários mínimos e meio.

As inscrições para o Fies devem ser realizadas pelo site http://fiesselecao.mec.gov.br/ até o dia 29 de janeiro. O resultado da pré-seleção na chamada única e a lista de espera serão divulgados em 1º de fevereiro. Os estudantes pré-selecionados na chamada única do processo seletivo do Fies referente ao primeiro semestre de 2016 deverão acessar o Sisfies, no endereço eletrônico http://sisfiesportal.mec.gov.br, e concluir sua inscrição para contratação do financiamento no período de 2 de fevereiro de 2016 até as 23 horas e 59 minutos do dia 6 de fevereiro de 2016. Para quem já tem o Fies, todos os candidatos terão o aditamento, que começa em 8 de fevereiro.

Confira, abaixo, o número total de vagas e os cursos com mais vagas:

Campus Passo Fundo – Total de vagas: 255
Engenharia de Alimentos: 20 vagas
Filosofia:15 vagas
Farmácia: 12 vagas
Geografia: 12 vagas
Serviço Social: 12 vagas
*Confira a lista completa dos cursos no site da UPF (www.upf.br)

Campus Soledade – Total de vagas: 44 vagas
Ciências Contábeis: 15 vagas
Administração: 12 vagas
Pedagogia: 12 vagas
Educação Física: 5 vagas

Campus Carazinho – Total de Vagas: 24
Administração: 15 vagas
Ciências Contábeis: 4 vagas
Pedagogia: 5 vagas

Campus Lagoa Vermelha – Total de vagas: 15
Administração: 15 vagas

Campus Casca – Total de vagas: 12
Análise e Desenvolvimento de Sistemas: 4 vagas
Ciências Contábeis: 3 vagas
Administração: 2 vagas
Gestão Comercial: 2 vagas
Direito: 1 vaga

Campus Sarandi – Total de vagas: 8
Administração: 4 vagas
Ciências Contábeis: 4 vagas