PASSO FUNDO – UPF mobiliza região em busca de melhorias nas BRs 285 e 153

Prefeitos, vereadores e Coredes Norte e Produção estão engajados à iniciativa, que busca a duplicação da BR-285 e a conclusão das obras da BR-153

As condições logísticas são fundamentais para o desenvolvimento de uma região, influenciando desde a mobilidade das pessoas até a atração de novos investimentos. Atenta à necessidade de se criar um ambiente cada vez mais favorável para a integração e o desenvolvimento regional, a Universidade de Passo Fundo (UPF), mais uma vez, está à frente de um significativo movimento, que busca melhorar as condições de importantes rodovias para a região.

A mobilização do Comitê Executivo Pró-Conclusão da Obra da BR 153 – chamada “Transbrasiliana”, entre Passo Fundo e Erechim – e da Comissão para a Duplicação da BR 285 – trecho Passo Fundo/Carazinho, passou, nesta semana, por mais uma importante etapa, com o lançamento e a apresentação das ações à comunidade de Passo Fundo. Em uma ação promovida pela UPF, tendo à frente o reitor José Carlos Carles de Souza, com o apoio da Câmara de Vereadores, apresentou, na noite de quinta-feira (3), os objetivos e as estratégias para mobilizar a região e destacar às autoridades competentes a necessidade dessas importantes obras. O reitor da UPF destaca que a Universidade sempre buscou estar junto à comunidade nas suas ações. “Este movimento, que está sendo capitaneado pela UPF e tem o apoio dos Coredes Produção e Norte, visa sensibilizar a comunidade para o pleito de conclusão da obra da BR-153, entre Passo Fundo e Erechim, e a duplicação da BR-285, entre Passo Fundo e Carazinho”, explica.

Apoio aos prefeitos

A UPF recebeu, de diferentes prefeituras da região, pedido para que fosse desenvolvido um trabalho no sentido de dar voz a essas reivindicações antigas. “Temos a plena convicção de que, se não houver a participação efetiva da população, essas obras não serão realizadas. Ambas implicam sobremaneira a infraestrutura logística que é fundamental para o fomento e a criação de um ambiente favorável ao desenvolvimento regional. A UPF lidera essa ação apoiada por lideranças locais, regionais, estaduais e nacionais”, reitera o professor José Carlos.

Na próxima semana, será realizada uma coleta de assinaturas em todas as unidades acadêmicas no Campus I da UPF.

Para o presidente da Câmara de Vereadores de Passo Fundo, Marcio Patussi, o Legislativo está envolvido com a ação, com o propósito de conciliar os interesses local e regional, que refletem diretamente em desenvolvimento e segurança. “É mais um esforço que o parlamento municipal faz com a participação de colegas engajados e isso é muito importante. Temos que estar junto com os poderes federais e estaduais na busca por alternativas para que os pleitos possam ter resultado”, enfatizou.

Intensa mobilização regional

As ações capitaneadas pela UPF em prol das melhorias das condições logísticas regionais não se restringem ao abaixo-assinado. A mobilização se iniciou ainda em outubro de 2015, com a realização do Fórum Estratégico para o Desenvolvimento Regional, que reuniu autoridades regionais e representantes do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT). Além disso, em novembro do ano passado, a UPF também realizou o II Congresso de Infraestrutura, Transporte e Logística do Norte do RS (II Logistech).

As audiências públicas organizadas pelo Comitê Executivo Pró-Conclusão da Obra da BR 153 – chamada “Transbrasiliana”, entre Passo Fundo e Erechim – e da Comissão para a Duplicação da BR 285 – trecho Passo Fundo/Carazinho, tiveram início em fevereiro, no município de Ipiranga do Sul. As ações incluem a organização de um abaixo-assinado, que vai compor um dossiê que será encaminhado à esfera federal. As audiências para mobilização das comunidades também foram realizadas em Carazinho, com o apoio da Câmara de Vereadores e da Associação Comercial e Industrial de Carazinho (Acic), e, em Passo Fundo, com o apoio do Legislativo municipal e de lideranças de diferentes entidades.

A união de esforços dos mais diferentes setores possibilitou, ainda, a parceria da Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agronegócios de Passo Fundo (Acisa), da Associação Comercial e Industrial de Carazinho (Acic), e da Comissão Especial de Estudos e Projetos para Viabilizar as Obras Necessárias na BR 285, da Câmara Municipal de Vereadores de Passo Fundo.

Apoio da Bancada Gaúcha

As comissões também elaboraram uma carta que será entregue ao deputado estadual Giovani Cherini, líder da Bancada Gaúcha, para reiterar a importância do apoio de deputados estaduais, federais e senadores.

Documentário

A UPFTV produziu um documentário sobre a Transbrasiliana. A equipe percorreu o trecho sem pavimentação, registrou as dificuldades dos motoristas e da população local, que enfrenta diversas limitações em função da estrada. O material será entregue às autoridades e exibido na programação da UPFTV. O audiovisual também pode ser acessado pelo Youtube https://www.youtube.com/watch?v=A4yrzIouaEQ.

Foto: Leonardo Andreoli

(Assessoria de Imprensa Universidade de Passo Fundo)

Compartilhe: