PASSO FUNDO – Troca de experiência sobre as Reservas Particulares do Patrimônio Natural marca encontro na UPF

Postado em 26 outubro 2015 17:00 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

O Projeto Charão, ligado à Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da Universidade de Passo Fundo (VREAC/UPF), realizou o 3ª Encontro Ampliação de Áreas Naturais Protegidas na Floresta com Araucárias. A iniciativa visa esclarecer dúvidas dos proprietários de áreas sobre a realização do Cadastro Ambiental Rural (CAR). Norteado pelo tema “Possibilidades para as Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN) no momento do Cadastro Ambiental Rural”, o encontro reuniu representantes de secretarias municipais de meio ambiente e de agricultura, escritórios de assistência técnica agropecuária, consultorias ambientais, acadêmicos e professores no dia 21 de outubro, no auditório da Faculdade de Direito (FD).

O coordenador do encontro e do Projeto Charão, professor Jaime Martinez, diz que este é um momento fértil para uma troca de experiência e apresentação da ideia da RPPN. Como fruto do primeiro encontro, realizado em 2008, a criação da RPPN motivou a criação de uma legislação municipal em Passo Fundo.

Presente no encontro, o promotor Paulo da Silva Cirne comenta que o Ministério Público tem incentivado as ações de proteção ambiental, especialmente na formação de RPPNs. Isso ocorre principalmente quando são feitos os ajustamentos de conduta, que são acordos efetuados junto aos proprietários de áreas onde houve algum dano ambiental, como forma de compensar esses danos causados.

Pela parte da tarde, ainda foi realizada uma mesa redonda, possibilitando o esclarecimento de dúvidas e questionamentos.

A atividade contou com a participação de Luciano de Souza, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade do Ministério do Meio Ambiente (ICMBio/MMA); Paulo da Silva Cirne, representando o Ministério Público do Rio Grande do Sul; Jorge Vianna Veloso, do Instituto Água Boa da Conservação da Biodiversidade / BA; Ana Maria Juliano, da Associação Charrua de RPPNs; do professor Jaime Martinez, do Projeto Charão da UPF e Gabriel Ritter, do Departamento de Biodiversidade (DBIO) / Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável / RS .

Foto: Gelsoli Casagrande
(Assessoria de Imprensa da UPF)

Postado em 26 outubro 2015 17:00 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop