PASSO FUNDO – Sexta unidade do Balcão do Consumidor é inaugurada em Sarandi

Postado em 26 outubro 2015 07:29 por JEAcontece
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Unidade está localizada no Campus UPF Sarandi e também deverá beneficiar municípios da região

A comunidade de Sarandi conta com um novo serviço para atender às demandas referentes às relações de consumo. A sexta unidade do Balcão do Consumidor foi instalada oficialmente no Campus UPF Sarandi na tarde de quarta-feira (21/10). A cerimônia de inauguração foi realizada no salão de atos do Campus e contou com a presença de diversas autoridades e convidados. A instalação da unidade é uma parceria entre Universidade de Passo Fundo (UPF), Prefeitura de Sarandi e Ministério Público Estadual. O Balcão do Consumidor é um projeto de extensão da Faculdade de Direito (FD), ligado à Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da UPF, que tem como foco trabalhar a mediação nas relações de consumo.

Durante a cerimônia, representantes das entidades assinaram o convênio de instalação da unidade e também fizeram o descerramento da placa de inauguração. O reitor da UPF José Carlos Carles de Souza destacou a importância do projeto para a Universidade e os benefícios proporcionados à comunidade. “A Faculdade de Direito, ao longo dos últimos anos, vem desenvolvendo o projeto do Balcão do Consumidor. Instalou o primeiro em Passo Fundo, em 2006, e não parou mais. É um projeto espetacular que envolve a sociedade como um todo e visa ao resgate da cidadania, exatamente na defesa dos interesses do consumidor”, destacou o reitor.

O índice de solução dos procedimentos abertos no Balcão do Consumidor supera os 85% e casos não resolvidos são encaminhados ao Procon, para abertura de processo administrativo, ou, quando se trata de demandas coletivas, ao Ministério Público Estadual ou Federal. Além do atendimento direto ao consumidor e a fornecedores, o projeto também desenvolve atividades de educação para o consumo. “É um projeto de extensão que envolve alunos e professores por meio da prestação de um serviço qualificado para a comunidade, para harmonizar as questões de relação de consumo. O projeto também desenvolve ações de educação para o consumo. Nosso propósito é resolver os conflitos de forma extrajudicial”, salientou o diretor da Faculdade de Direito da UPF, Rogério Silva.

Para a diretora executiva do Procon Estadual, Flavia do Canto Pereira, o Balcão do Consumidor é uma excelente iniciativa. “As unidades do Balcão garantem o atendimento à comunidade que não é amparada pelo Procon. Os municípios precisam seguir o exemplo e fomentar esses projetos. Atualmente, temos apenas 80 Procons instalados no estado. É um número muito pequeno se levarmos em consideração que temos 497 municípios. É preciso que as prefeituras façam projetos como esse e também que abram seus Procons locais”, pontuou Flavia.

Também participaram da solenidade a vice-reitora de Extensão e Assuntos Comunitários da UPF Bernadete Dalmolin; o secretário de Saúde de Sarandi Altair Ecker, que, no ato, representou o prefeito; o presidente da Câmara de Vereadores de Sarandi Lenomar Alves de Jesus e o promotor de justiça Laerte Pacheco. Estiveram presentes no evento, ainda, o diretor do Campus Sarandi Gilberto Coli e o coordenador do Balcão do Consumidor em Sarandi, professor Fahd Medeiros Awad.

Funcionamento
O atendimento do Balcão do Consumidor em Sarandi também abrangerá municípios de Barra Funda, Rondinha, Ronda Alta, Constantina e Almirante Tamandaré do Sul. “O objetivo é prestar serviços gratuitos para a comunidade de Sarandi e da região na área do consumo, em relações nas quais estejam envolvidos o comprador e o fornecedor, privilegiando a mediação”, enfatizou o diretor do Campus Sarandi.

A unidade conta com duas funcionárias, que são remuneradas pela Prefeitura de Sarandi, e com o coordenador do Balcão do Consumidor em Sarandi, professor Fahd Medeiros Awad. “O projeto proporciona aos alunos mais uma forma de estágio e ao público-alvo formas de solução das demandas relativas ao consumo. Estamos em funcionamento desde julho e a procura maior é para resolver conflitos envolvendo telefonias ou compras de mercadorias que apresentam defeitos. Já estamos registrando um resultado satisfatório com os representantes das empresas. Acreditamos que a demanda aumente nos próximos dias”, ponderou Awad.

A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h, no Campus UPF Sarandi, junto ao Sajur, na Avenida Expedicionário, 64A. Informações pelo telefone (54) 3361-5250.

Foto: Natália Fávero
(Assessoria de Imprensa da UPF)

Postado em 26 outubro 2015 07:29 por JEAcontece
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