PASSO FUNDO – Sarle/UPF conta com nova análise para resíduos de antibióticos no leite

Postado em 03 junho 2019 06:18 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Teste atende às novas Instruções Normativas 76 e 77, que entraram em vigor nesta quinta-feira, 30 de maio

A presença de resíduos de antibióticos é uma constante preocupação de toda a cadeia de produção de alimentos, com particular destaque ao leite. Para atender às normativas que tratam da qualidade do leite, o laboratório de Serviço de Análise de Rebanhos Leiteiros (Sarle) da Universidade de Passo Fundo (UPF) implementou um novo procedimento que realiza a análise de resíduos de antibióticos no leite. Através da análise realizada pelo laboratório, é possível detectar presença ou ausência de resíduos dos principais grupos de antibióticos utilizados em vacas lactantes.

Nesta quinta-feira, dia 30 de maio, entraram em vigor as novas Instruções Normativas nº 76 e nº 77, que estabelecem novos parâmetros para a qualidade do leite. Coordenador do laboratório, o professor Carlos Bondan destaca que o Sarle já realiza ensaios em amostras de leite cru provenientes de propriedades rurais, laticínios, de controle oficial e de programas específicos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e controle leiteiro. “Com as novas Instruções Normativas, a análise de resíduos de antibióticos no leite passa a integrar os parâmetros de avaliação de controle de qualidade”, informa ele.

Segundo ele, a normativa 76 traz os regulamentos técnicos para identidade e qualidade do leite cru, do leite pasteurizado e do leite pasteurizado tipo A, enquanto que a normativa 77 estabelece novos critérios e procedimentos para a produção, o acondicionamento, a conservação, o transporte, a seleção e a recepção do leite cru em estabelecimentos registrados no serviço de inspeção oficial. “O Sarle está preparado para atender às novas demandas do Mapa quanto à análise de resíduos de antibióticos”, reitera Bondan.

Para que a análise possa ser realizada, a orientação do Sarle ao produtor é que é imprescindível seguir algumas regras, como usar frasco branco sem conservante e conservar a amostra coletada sob refrigeração de até 7°C ou congelada para evitar a ocorrência de acidez, e, além disso, encaminhar ao laboratório o mais breve possível após a coleta. “É de extrema importância o procedimento de coleta e conservação das amostras de leite para análise de resíduos de antibióticos”, enfatiza o professor.

O Guia de Coleta pode ser acessado abaixo.

Sarle
O Sarle é um dos laboratórios de pesquisa e prestação de serviços do Centro de Pesquisa em Alimentação (Cepa) da UPF. É um laboratório que realiza análises de rebanhos leiteiros, oferecendo tecnologias inovadoras de análise laboratorial e de gerenciamento de dados da cadeia produtiva do leite. O Sarle é credenciado pela Rede Brasileira de Laboratórios de Controle de Qualidade do Leite (RBQL) do Ministério da Agricultura e Abastecimento (Mapa). Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (54) 3316-8191 ou pelo e-mail [email protected].

Fotos: Alessandra Pasinato
Assessoria de Imprensa Universidade de Passo Fundo

Postado em 03 junho 2019 06:18 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop