PASSO FUNDO – Romaria Vocacional chega a 30ª edição

A festa, realizada anualmente no primeiro domingo de janeiro, celebra o Servo de Deus, Monsenhor João Benvegnú

Em São Domingos do Sul, a tranquilidade típica dos feriados de fim de ano é transformada em movimento, celebração e devoção. Desde 1986, a cidade promove a Romaria Vocacional, em honra ao Monsenhor João Benvegnú.

Em 2015, a 30ª Romaria aconteceu no último fim de semana, 02 e 03 de janeiro. Estima-se que nos dois dias, cerca de 40 mil pessoas tenham participado da festa que já é tradicional em toda a região.

Refletindo e celebrando o lema Chamados à Fraternidade, a romaria reuniu nos dois dias inúmeras expressões de carinho e devoção do povo com o Monsenhor. Os moradores da região lembram com saudade o jeito simples e atencioso do sacerdote. Prova disso são as visitas ininterruptas durante os dias da Romaria ao túmulo do Servo de Deus. Como acontece anualmente, os recursos arrecadados com a comercialização de objetos religiosos e as coletas das celebrações são utilizados em prol do processo de beatificação do Monsenhor João Benvengú.

Para o pároco de São Domingos do Sul, padre Dionísio Benvegnú, “Se a Romaria ajudar para nos encontrarmos com Cristo, fortalecer a fé e aprofundar as convicções cristãs, é muito válida”.

Celebrações
Um dos momentos mais marcantes aconteceu na noite de sábado, na procissão luminosa e bênção do Santíssimo que reuniu mais de 30 mil pessoas. A celebração trouxe presente diversas cenas do Evangelho e da vida do Monsenhor João, emocionando o público presente.

“Chamou atenção que ninguém se afastava. Foi um momento emocionante, com o terço de balões voando pelo céu e depois os fogos de artifício”, destacou padre Dionísio.

O domingo seguiu com três celebrações. Desde as 7h30min a Igreja Matriz recebia os devotos. Já as 10h00min aconteceu a Missa da Saúde ao ar livre e na parte da tarde, a participação com show e Missa do padre Ezequiel Dal Pozzo.

A próxima Romaria Vocacional acontecerá em São Domingos do Sul nos dias 07 e 08 de janeiro de 2017.

Tríduo Preparatório
A programação iniciou ainda no dia 30 de dezembro com o tríduo preparatório. Na primeira, noite, a comunidade refletiu o tema Saber Acolher, com a participação da paróquia Santo Antônio, de Guaporé. Já na segunda, os participantes rezaram o chamado de Deus ao serviço, com a ajuda da paróquia São Brás, de Vanini. “O dia que a Igreja nao souber servir, deixa de existir”, afirma o pároco. Por fim, na terceira noite, com a paróquia de Paraí, os devotos do Monsenhor João foram motivados pelo tema A misericordia divina que inspira a misericordia humana.

O padre Dionísio Benvegnú, acredita que o tríduo é essencial para o sucesso da romaria. Segundo ele, o grupo que organiza a festa sempre busca melhorar e tem percebido que o tríduo é fundamental.

(Victória Holzbach – Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo)

Compartilhe: