Doutores que utilizam o humor como terapia despertaram sorrisos, estimularam abraços e espalharam animação pelos corredores e quartos do Hospital de Clínicas (HC) de Passo Fundo. Isso porque, na tarde deste domingo (28), uma equipe de incomum de doutores entrou em ação no HC: vinte e cinco voluntários do Grupo Doutores da Graça percorreram a instituição levando alegria aos pacientes e acompanhantes. “Anima todo mundo, quem está pra baixo, levanta! Eu cheguei até a chorar de tanto dar risada porque é muito bom mesmo!” contou a paciente Terezinha Rosseto, de Erechim.
A equipe não esqueceu os jalecos coloridos, instrumentos musicais e a espontaneidade da figura do palhaço. A coordenadora do grupo Doutores da Graça Passo Fundo, Nisrim Mohamad dos Santos explica que este projeto na cidade se originou a partir da iniciativa dos projetos Doutores da Graça e Doutores em Rede, que atuam em várias cidades do Rio Grande do Sul e estão se expandindo também para Moçambique. “Esse projeto veio para trazer alegria para as pessoas, trazer realmente conforto pois a gente sabe que quem está no hospital está passando por lutas e dificuldades, então a gente veio trazer um pouco de amor para eles.” conta.
Atualmente os grupos Doutores em Rede e Doutores da Graça, idealizados por Elenor Almeida, contam com mais de 300 voluntários que utilizam a figura do palhaço para levar alegria e descontração a diversos hospitais do RS e de Santa Catarina. Em Passo Fundo, o grupo de voluntários passou por três dias de treinamento antes da primeira intervenção prática no ambiente hospitalar. “É muito grato de viver isso. Não tem nada que pague o preço por isso, em ver as pessoas alegres.” salienta Nisrim.
“Toda a ação que os doutores realizam está vinculada a não olhar para a doença e sim para o sujeito e isso oferece a ele, naquele momento da intervenção, algo que o tira um pouco da condição da doença.” destaca a psicóloga do Hospital de Clínicas, Elsa Zanette Tallamini. Dona Terezinha finaliza: “Se eles puderem sempre continuar fazendo este serviço, é muito bom pra quem está hospitalizado”.
Núcleo de Apoio às Ações de Humanização no HC
As visitas dos Doutores da Graça continuarão de forma regular e periódica no Hospital de Clínicas e de maneira integrada às atividades do Núcleo de Apoio às Ações de Humanização do HC, composto por cerca de quinze grupos de voluntariado. “Este núcleo é vinculado às políticas de humanização, e trabalha com as questões do voluntariado, fazendo com que estas ações tenham uma organização e regulamentação e com isso resultando em um atendimento mais efetivo ao paciente. A responsabilidade nesta ação é a grande preocupação do Grupo NAAH, ele pensa em construir normativas, boas práticas, pra que a gente possa ter as ações de voluntariado de uma forma segura.” explica Elsa.
Rádio Planalto